segunda-feira, 24 de julho de 2017

Ganhando com "Ela"!

Por FERNANDO MELO 
(Dedico este artigo ao Mestre Antonio Carlos*)

Jogar com o Mestre Francisco Dantas é agradável! E jogar a Bird é muito agradável! E ganhar para ele jogando a Bird é bastante agradável! Vamos explicar  tudo isso.

Ontem, no Circuito de Xadrez Blits Bobby Fischer, joguei com as brancas contra meu amigo Francisco Dantas. Ele tem mais conhecimento teórico e técnico do que eu, é jogador mais forte e vence sempre quando nos enfrentamos. Na partida em questão, eu estava satisfeito em poder testar minha Bird com ele. Confesso - isso é importante - que consegui uma concentração de tal monta, que pouco importava o resultado. Joguei, portanto, descontraído, feliz e atento. No final, com os cumprimentos de praxe, ele disse: "Essa Bird de Fernando é complicada!"

Ora, temos que frisar que Dantas jogou bem esse torneio, empatando com os 3 primeiros colocados (esses três jogaram "afiados" todo o torneio, e empatar com gente com esse espírito não é fácil).
Então, pergunto: por que Dantas perdeu na nossa partida?   

A sensação que tenho para poder responder a essa pergunta é a de que, de tanto jogar a Bird, efetuo os primeiros lances (cerca de 10) sem pensar (salvo se o adversário jogar o Gambito From, pois aí tenho que criar lances no tabuleiro que não estou acostumado). Ora, isso numa partida de 5+5', jogar rápido passa a impressão de que você está confiante no que faz e isso, em geral, incomoda o adversário, principalmente quando ele sabe que você joga a Bird, sempre.
Resumo da ópera: quem ganhou foi o efeito psicológico, pelo menos naquele instante, em que Dantas me vendo jogar com segurança, começou a pensar e foi se complicando no tempo. Um minuto a mais numa partida de 5 minutos é muita coisa.
Claro está que numa partida clássica de 4 horas, ganho, jogando com Dantas, apenas experiência (o que já é muito), porque dificilmente ele vai perder para mim.
Aproveito para dizer que nesse torneio de ontem, ganhei também para o Mestre Antonio Dutra, o que não é fácil, e , claro, jogando a Bird! Eita! Então a Bird está em alta? E como, né!   

Antonio Carlos* - Tenho um especial respeito por Mestre Antonio Carlos, que certamente está em Sousa, onde vive, e faz tempo que não aparece por aqui. Em 11 janeiro de 2012, ele me presenteou o livro que ilustra este artigo com a seguinte dedicatória:
"Ao mestre Fernando Melo ´Que venham os moinhos de vento. Que venham os labirintos das ilusões e dificuldades. Mas nada, nada será barreira para quem plantou em seu coração e na mente o desejo de realizar um sonho e ter a certeza que criará carne e ossos um dia. Viva a deusa Caíssa! Viva a AXCV! Viva ao Xadrez Paraibano! E viva a você e toda sua bela família, bravo "Don Quixote do Nordeste".

2 comentários:

  1. Sou assíduo Leitor dos artigos e comentários escritos pelos Fernando Melo . Não é apenas por sermos Amigos não! Mas, porque Ele coloca muita paixão naquilo que faz. Ontem, quando fui jogar com O melo, pensei: se for de pretas vou ter que enfrentar a BIRD! Ora, tive a intenção de jogar o Gambito From. Mas fiquei em dúvida, porque como Ele é jogador da Bird, imaginei que tenha mais conhecimentos para refutar e aí Eu ia me complicar numa partida de 5 minutos. Acontece que meu placar com partidas rápidas na Bird com o Fernando antes da partida era de igualdade, e nutria o desejo de desiquilibra o resultado a meu favor. Porém, O Mestre Fernando sabe e conhece os labirintos da BIRD. Ele estuda A defesa Holandesa e bem sabe que a BIRD é a Holandesa invertida! Ora, Ele iniciou a partida com f4!, como habitualmente faz, Eu respondi com d5, como habitualmente faço, Ele jogou rapidamente os dez primeiros lances, armou um verdadeiro MURO DE PEDRO na minha frente , e então me desafiou: Agora venha para cima de mim! Foi aí que constatei: mais um empate! Não pode ser! Decidi investir na ala da Dama enquanto o Fernando decidiu por fazer um ataque frontal ao meu REI! Quando fui ver, o meu Rei estava ameaçado de levar mate. Consegui evitar a degola do Monarca à custa de pesado material e logo tive que abandonar. Aproveito para dizer que em partidas clássicas jogamos apenas uma partida no Panamericano de Senior, ocorrido em natal em 2013. Nessa partida Eu conduzi as peças Brancas. Foi uma partida bem disputada que o Fernando Melo teve sempre a vantagem no final e que inclusive despertou o interesse do GM Darcy Lima, que viu uma arremate tático no lance 35: Eu joguei Dd2 e Fernando jogou Cd3 , o Darcy viu Cxd5! com vantagem decisiva. Esta partida foi empate, no lance 37. joguei Dg3,Eu sabia que estava com uma posição inferior, ofereci empate e o Fernando gentilmente aceitou.

    ResponderExcluir
  2. Essa história ainda vai longe! Aguardando a próxima Bird entre vocês! Vai sair faísca!

    ResponderExcluir