quinta-feira, 20 de julho de 2017

O incrível jogador de Blitz!

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo ao Mestre Ítalo Matias *)


GM Magnus Carlsen: Elo Blitz 2914!
O GM Rafael Leitão é certamente o melhor jogador brasileiro da atualidade. O seu Elo ma modalidade Blitz é de 2609.  Já o campeão brasileiro Eduardo Matsuura é de 2419. Agora, se você ainda não sabe, pode imaginar qual o Elo Blitz de Magnus Carlsen? Confesso que assim que soube, tomei um susto! Supera a barreira dos 2900! Isso mesmo, atualmente é de 2914!

Quem era muito bom no blitz era Bobby Fischer. A única vez que ele jogou 1.f4 foi num torneio internacional de blitz, contra Smyslov. Nesse torneio, Fischer chegou na frente com 4,5 pontos de vantagem, e só tinha Grande Mestre!

Mas voltemos a Carlsen. Na abertura do Altibox Norway Chess, houve um torneio de Blitz. Carlsen foi o único invicto e ele venceu com um desempenho de 3069, e dois pontos na frente de Nakamura e Aronian! 

Vale a pena contar um episódio que ocorreu na quinta rodada, quando Carlsen, de negras, estava a postos frente a Karjakin. Antes de começar ele abriu uma garrafa de água e a mesma "pipocou", molhando a mesa. Ele levantou-se rápido e foi providenciar uma toalha Voltou, seu tempo corria no relógio, mas ele normalizou tudo e venceu a partida.

Neste torneio, nos 9 pontos possíveis, Carlsen fez 7,5. Ele empatou com Nakamura, Kramnik e Anand. Ganhou para Aronian, Vachier, Karjakin, Wesley, Caruana e Giri!

*Ítalo Matias - Conheço um pouco a história do Xadrez na Paraíba e posso assegurar que o jogador que mais me impressionou jogando blitz foi Ítalo Matias, hoje radicado no Rio de Janeiro. Ele sempre dava vantagem, jogando 5 x 1 e ganhava. Isso foi em meados da década de 80, e tão garoto ainda que seu apelido era Novinho!


3 comentários:

  1. Caro Fernando. Assisti a muitos enxadristas jogando ping (blitz) aqui no Rio de Janeiro na modalidade 5x1. No entanto, não conhecendo o Ítalo Matias, quero dar um ponto a favor do conterrâneo Luismar Brito. Ele era praticamente imbatível no 5x1. Seria o caso de assistir a um matche entre Matias x Brito, não é?

    ResponderExcluir
  2. Peno que Italo "aposentou" o blitz. Mas o curioso, era pela idade dele, o "Novinho", como falei na matéria.

    ResponderExcluir
  3. Fernando Melo,
    Que exemplo bonito deu Magnus Carlsen quando jogou contra Karjakin. Mesmo se ele não tivesse vencido a partida, seria digno de aplausos!
    Roberto Andrade

    ResponderExcluir