domingo, 16 de julho de 2017

Caldas Viana - A imortal brasileira!

Revendo nossos arquivos pessoais de xadrez, encontramos o recorte ao lado, referente a uma matéria jornalística, de autoria de Fernando Melo, na qual não temos registro do ano da publicação, nem do periódico que o publicou. Ainda assim, pela relevância do seu conteúdo, tratamos de reproduzir aqui, para os leitores deste blog apreciarem a parte do texto que se refere à partida de xadrez tida como a imortal brasileira. Eis a matéria:

O maior jogador do país no século passado e primeiras décadas do nosso [naturalmente o autor refere-se ao século XX], foi Caldas Viana. Em 1900 era conhecido na Europa por produzir a bela sequência de sacrifícios e combinações, bem ao estilo romântico da época, como diz Valdemar Costa, jornalista e autor de vários livros sobre xadrez.

Essa partida que o tornou ainda mais conhecido é a mais famosa e chamada de imortal brasileira. Antologias e estudos enxadrísticos no mundo inteiro já se preocuparam com ela. Está incluída no abalizado The Golden Treasury of Chess, de Vellmuth (Philadelphia, USA), e foi também comentada pelo mestre argentino Roberto Grau, em termos altamente elogiosos, no erudito Tratado General de Ajedrez (Vol. II, pg. 56).

[O restante do artigo sobre a Imortal Brasileira reproduz a partida, com comentários, os quais o leitor pode ver clicando na imagem abaixo].

Caldas Viana - A. Silvestre Barros
Rio de Janeiro, 1900
Gambito Evans

3 comentários:

  1. A "Imortal Brasileira" faz jus a esse título, porque é realmente uma partida brilhante. E já que temos a Imortal Brasileira, penso que seria interessante se tivéssemos também a "Imortal Paraibana"! Nesse sentido, o Blog Reino de Caíssa poderia lançar (trata-se apenas de uma sugestão) o Concurso A Imortal Paraibana, visando escolher a mais bela partida já jogada por um enxadrista paraibano. Os melhores enxadristas do estado enviariam ao RC suas partidas dotadas de maior brilho, e após estas passarem por uma seleção prévia por parte dos editores (Fernando pai e Fernando Filho), as 3 partidas mais bonitas seriam levadas à votação pelos leitores do blog, para que uma delas fosse escolhida. Poderiam ser incluídas na lista partidas jogadas por laureados enxadristas do passado, como um reconhecimento à memória dos insignes pioneiros do enxadrismo na PB. Aclamado um vencedor, a FPBX poderia agraciá-lo com um prêmio, mesmo que simbólico (como um certificado), a ser entregue na cerimônia de encerramento do próximo Campeonato Paraibano. O que acham?

    ResponderExcluir
  2. Boa ideia, Jales!

    Trata-se realmente de uma sugestão criativa que poderá ser amadurecida! Devem existir registros de partidas notáveis mesmo, de nossos enxadristas. Uma delas, por exemplo, foi a que o MF Francisco Cavalcanti jogou contra o MF Sílvio Cunha (CE), em 13/03/2016, pelo Aberto do Brasil - VII Memorial Bobby Fischer.

    Link da partida: http://www.chess-results.com/partieSuche.aspx?lan=10&art=4&tnr=202579&rd=5

    ResponderExcluir
  3. Ah! Esse Fernando Sá! Só queria ter um filho assim! Parabéns!

    ResponderExcluir