segunda-feira, 10 de julho de 2017

Iack Macedo é campeão no Recife!

O campeão MI Iack Macedo recebe troféu do MF Marco Asfora
O MI Iack Macedo (RN) foi o grande campeão do Aberto do Brasil - Memorial Luís Tavares & Eduardo Asfora, encerrado hoje na cidade do Recife. Com uma campanha irretocável, Iack, maior titulado da prova, cravou 6 pontos em 6 possíveis, vencendo, assim, a competição de forma incontestável. Completaram o pódio, com 5 pontos, o MF Paulo Jatobá (2º - BA) e MF Vinícius Tiné (3º - PE). 

O torneio ocorreu no Hotel Jangadeiro, tradicional espaço enxadrístico da capital pernambucana, e distribuiu 7 mil reais em prêmios. A organização foi do MN Yoshio Hiramine, com direção do MF Marco Asfora e arbitragem do AI Antonio Bento, auxiliados por AA Avner dos Anjos e AA Carlos Viana Júnior. 

Fernando Melo, em discurso sobre os homenageados
O evento celebrou a memória do Dr. Luís Tavares e de Eduardo Asfora, dois expoentes do xadrez pernambucano, que foram homenageados por todos na ocasião, dentre os quais Fernando Melo (editor deste blog), em discursos na abertura e encerramento do torneio. 

Fernando Melo: sem baixa no Elo FIDE
Entre os paraibanos, os resultados não foram muito satisfatórios, com quase  todos os nossos jogadores perdendo pontos no rating (apenas Fernando Melo e Francisco Dantas somaram alguns poucos pontos no seu ELO FIDE). O melhor desempenho foi o de Luiz Antonio Tomaz, que ficou em 11º lugar. 

Os demais tiveram a seguinte campanha: MN Paulo Barbosa (12º), MN Evandro Rodrigues (15º), Doriedson Lemos (18º), Francisco Dantas (38º), MN Marcos Valério (56º), Fernando Melo (64º), Genildo Gomes (67º), Petrov Baltar (72º) e Joaquim Virgolino (88º). 

Aberto do Recife: participação e confraternização!
A despeito da classificação de cada um, vale mesmo comemorar a participação e a confraternização que o xadrez tem o poder de proporcionar. Confira aqui o resultado final deste torneio que movimentou e animou o xadrez nordestino neste final de semana. 

Parabéns aos vencedores e à organização do torneio, notadamente ao MN Yoshio Hiramine ao MF Marco Asfora, por esse grande evento do xadrez pernambucano!

(Fotos: Joaquim Virgolino)

MF Paulo Jatobá (2º), com MF Máximo Macedo

 MF Vinicius Tiné (3º), ao lado do AI Antonio Bento


Iack x Jatobá na rodada final: a decisão!

2 comentários:

  1. Parabéns a toda a delegação paraibana que compareceu a esse acirrado torneio. Conforme foi visto durante toda a prova, jogadores de rating mais baixo conseguiram surpreender e vencer adversários mais fortes e experientes,o que vem comprovar a necessidade de estudo e aperfeiçoamento constante, mesmo para os enxadristas mais destacados. Um abraço a todos e nos vemos no Campeonato Paraibano!

    ResponderExcluir
  2. De fato Jales, notamos um desequilíbrio muito grande nos emparceiramentos. Abs

    ResponderExcluir