sábado, 1 de julho de 2017

Uma história extraordinária!

Por FERNANDO MELO


Recebi de presente do meu amigo Eny Moura um livro que muito me agradou.Trata-se de Duelos de Xadrez, de Yasser Seirawan (foto). A obra conta com 11 capítulos e o primeiro é sobre Bobby Fischer. Lendo num só fôlego esse capitulo de 24 páginas, passei a conhecer momentos marcantes na vida de Bobby. Gostaria de trazer para os que ainda não conhecem, uma história realmente extraordinária da vida dele. Vejamos então o que nos diz Seirawan:

"A história a seguir foi contada por outras pessoas, mas eu posso tranquilamente confirmar sua autenticidade. Ela me foi contada por Allen Kaufman.!
E continua mais à frente, passando a palavra para o Allen:
" ... Na época em que ele estava se preparando para o seu confronto com Spassky, ele andava carregando seu famoso ´livro vermelho`. Esta era a edição da série alemã (Weltgeschichte des Schachs - Volume 27) que continha as partidas de Spassky (mais de 350 partidas), Era o tipo de brincadeira que Bobby adorava fazer com as pessoas, inclusive comigo. Ele nos alcançava o livro e dizia: ´Escolha uma partida`. Eu abria o livro e escolhia uma. ´Diga-me o número da partida, o nome do adversário e onde a partida foi disputada;`E eu dizia. Bobby então reconstituía a partida e os movimentos exatos... Era realmente a coisa mais incrível... Só posso explicar isso como uma memória fotográfica, pois Bobby tinha memorizado o livro inteiro".

Um comentário:

  1. Sem dúvida um dos melhores livros de xadrez já escritos até hoje. O GM Yasser Seirawan foi um grande jogador, mas na minha opinião ele se destaca ainda mais como escritor. Parabéns pela aquisição!

    ResponderExcluir