quarta-feira, 12 de julho de 2017

Nosso árbitro no México

Por FERNANDO MELO

Escrever sobre o AI Antonio Bento de Araujo Lima Filho nos proporciona uma imensa satisfação. Como sabemos ele foi o árbitro  do I Memorial Luiz Tavares & Eduardo Asfora, realizado no último fim de semana em Recife, sob a direção do MF Marcos Asfora.

O tema central deste meu artigo versa sobre sua participação no Mundial de Xadrez de 2007, no México, atuando como Árbitro Chefe, sendo assim o único brasileiro até agora, a assumir tal responsabilidade.

No entanto vamos falar primeiro sobre uma entrevista que ele nos concedeu em maio de 2012, transcrevendo-a para que os leitores possam ir se familiarizando com o nosso Antonio Bento, que  conta com minha admiração e o meu respeito.

Entrevista: domingo, 27 de maio de 2012.

AI Antonio Bento

É comum os GMs anotarem errado na súmula?
Erro de anotação é normal quando o jogador se descontrola. Os GMs também borram planilhas.

O árbitro pode acionar o relógio pelo jogador, caso esse esqueça de bater?
Normalmente o árbitro não pode acionar o relógio. O árbitro deverá abster-se de informar ao jogador que seu oponente fez um lance ou que o jogador não acionou o relógio (vide final do art. 13.6). Mas como lhe falei, os matchs têm regras próprias e o árbitro deve usar o bom senso e acionar o relógio... valendo-se do preâmbulo da lei. Nos matchs há previsão de um árbitro anotar a partida para o jogador.

Uma coisa que me chamou a atenção foi o árbitro auxiliar trazendo café para Anand.
Nos torneios de categoria XX em diante os jogadores recebem tratamento especial e nos matchs, o tratamento é mais especial ainda. Então, há árbitros auxiliares que são verdadeiros garçons de luxo.

Até agora, no match Anand x Gelfand, ninguém chegou atrasado. No tempo de Fischer era diferente.
Sim, pontualidade é exigida. Se o jogador chegar atrasado é multado. E só o árbitro chefe tem poderes de perdoar uma multa.

Multa monetária ou multa no relógio (tempo)?
Multa de parte da premiação. No Mundial do México, eu perdoei uma multa que o Morozevich iria sofrer. Quando o jogador chega atrasado recebe uma carta do árbitro perguntando qual o motivo do atraso. Dependendo da resposta do jogador, a multa pode ser aplicada.

Os fotógrafos e cinegrafistas ficam trabalhando quanto tempo durante a partida?

(A resposta teremos na segunda parte deste artigo. Aguardem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário