segunda-feira, 3 de julho de 2017

A marca de Dr. Luiz Tavares!

Dr. Luiz Tavares, meu anjo-da-guarda caissiano
Por Fernando Melo

O ser humano pode e deve fazer o bem, mesmo que isso possa lhe custar alguns dissabores. O bem que o Dr. Luiz Tavares fez ao xadrez merece ser lembrado sempre e para todo o sempre. Para mim é uma lembrança perene. Me sinto bem quando penso em Dr. Luiz Tavares. Esse meu amor ao xadrez não teria a força que tem não fosse ele, que me mostrou o que eu precisava ver. Conheço milhares de jogadores de xadrez, mas não pensaria duas vezes se alguém me perguntasse quem mais o influenciou para se tornar um discípulo de Caíssa. Foi Dr. Luiz Tavares! Ele não sabia disso. Não lembro se falamos sobre essa gratidão que tenho para com ele. Hoje ele sabe, pois o seu espírito estará  entre nós na hora que precisarmos dele.

Por tudo isso, fico muito feliz pela iniciativa do MF Marcos Asfora, decano do xadrez pernambucano, em homenagear Dr. Luiz Tavares com um Torneio Memorial que leva o seu nome e também do Dr. Eduardo Asfora, um cirurgião dentista que também amava o xadrez.

Venho conversando com alguns amigos, pedindo traços de lembranças que envolve Dr. Luiz Tavares. Já conto com quatro depoimentos. Gostaria de ter 4 mil, pois deixaria tudo registrado em livro. Aos poucos esses depoimentos vão chegando, vamos catalogando, vamos arquivando e se ainda eu tiver tempo nessa encarnação, irei tornar público.

Conversando com meu amigo Herbert Carvalho, que conheceu de perto o nosso homenageado, ele me confessou que a marca registrada de Dr. Luiz Tavares é o seu sorriso! E a foto que ilustra esse artigo mostra isso muito bem. 

Neste fim de semana estarei em Recife. Vou estar presente de corpo e alma, vou porque Dr. Luiz Tavares certamente vai ficar feliz com minha presença, uma vez que Marcos Asfora, patrono desse evento duplo, me fez convite, sabedor que é do meu apreço ao Dr. Luiz Tavares. E também vou jogar, vou jogar a minha Bird, vou jogar meu 1.f4 que Dr. Luiz Tavares, num certo dia, me mostrou, presenteando-me com dois livros raros sobre ela. 
Acredito que o xadrez se joga no tabuleiro, mas o jogo maior é o da emoção, e essa se constrói se contando a história do xadrez, história essa que o Dr. Luiz Tavares é um dos maiores protagonistas e a quem tenho como meu anjo-da-guarda caissiano!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário