quinta-feira, 6 de julho de 2017

A caminho de Recife!

Por FERNANDO MELO

Deixo João Pessoa neste fim de semana e ficarei em Recife, para participar de mais um torneio promovido pelo decano do xadrez pernambucano, o MF Marcos Asfora. Desta vez a motivação ainda é maior, pois trata-se de um torneio que homenageia dois pilares do xadrez nordestino: Dr. Luis Tavares e Dr. Eduardo Asfora. 

Recepção do Hotel Jangadeiro, que sediará o Torneio
Vejo agora no Chess-Results que o número de inscritos aumentou. Certamente chegaremos a perto ou mais de 100 jogadores. A Paraíba está enviando boa delegação, a exemplo do Rio Grande do Norte. Lembrar que tem enxadristas de todas as regiões do Brasil, o que acentua o prestígio do MF Marcos Asfora, atual vice-presidente da CBX. A condução do torneio pelo Árbitro Internacional Antonio Bento, dará a tranquilidade para os participantes. Aliás, convém lembrar aqui o também Árbitro Internacional Igor Macedo, do Rio Grande do Norte, que quando é convocado sabe conduzir um torneio desse porte com maestria e a conhecida segurança. Teremos neste fim de semana, paralelamente, um Curso de Arbitragem, ministrado por Antonio Bento, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, local dos jogos.

Ontem conversei com Marcos Asfora por telefone. Conforme foi combinado, farei, na abertura do evento, uma ligeira saudação aos presentes, traçando o perfil dos dois pilares do xadrez pernambucano, que pontificaram em décadas passadas. Tanto Dr. Luiz Tavares, como Dr. Eduardo Asfora deram ao xadrez regional uma dimensão necessária para o seu crescimento e que vem ocorrendo a cada ano. Neste torneio que começa amanhã, teremos vários nomes importantes, a exemplo do MIs Yago Santiago, Iack Macedo e Eduardo Cunha, MFs Paulo Jatobá, Marcos Asfora, Carlos Henrique e Máximo Macedo. Quanto ao GM Darcy Lima, presidente da CBX, talvez não possa participar, como era esperado, já que sua agenda é sempre lotada.
  
Na próxima segunda feira, escreverei sobre esse Aberto do Brasil - I Memorial Dr. Luiz Tavares & Eduardo Asfora, falando inclusive dos bastidores. Desde já, meus votos de real sucesso para a direção, arbitragem e jogadores, e que o xadrez seja o grande vencedor. 

2 comentários:

  1. Fernando, você é o homem mais feliz que conheço!

    ResponderExcluir
  2. Mestre Ivson! Seria mais feliz se vosmicê voltasse a jogar. Nunca vou perder a esperança!

    ResponderExcluir