quarta-feira, 19 de julho de 2017

Quem conhece Bill Hook?

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo ao Mestre Ivson Miranda)
Bill Hook (1925-2010)


Uma das coisas que mais me apaixona no xadrez é a certeza de que vou encontrar, nas minhas pesquisas, personalidades que precisam estar na lembrança de todos e que muitas vezes são simplesmente ignoradas. Na minha visão, acredito que William Edward Bill Hook é para muitos um desconhecido.

Vejamos o que nos informa a Wikipedia:

"Bill (ou William) Hook (28 de maio de 1925 - 10 de maio de 2010) nasceu em New Rochelle, Nova York, mestre de xadrez e capitão da equipe de xadrez das Ilhas Virgens Britânicas.
Começando em 1968, Bill Hook liderou a equipe da Ilhas Virgens e, mais tarde, a equipe das Ilhas Virgens Britânicas, em inúmeras Olimpíadas de xadrez, jogando sempre no no primeiro tabuleiro. Na Olimpíada de Malta em 1980 ganhou a Medalha de Ouro por melhor resultado percentual  de qualquer membro da equipe nacional. Ele derrotou um grande mestre e vários campeões nacionais ao longo do caminho. Para comemorar essa conquista, as Ilhas Virgens Britânicas emitiram um selo em sua homenagem.

Durante as rodadas preliminares da Olimpíada de Siegen, as Ilhas Virgens estavam emparelhadas com a equipe dos EUA   e Bill Hook enfrentou o lendário Bobby Fischer. Ao tocar as peças pretas,   Bill Hook aventurou uma linha de estimação da Defesa Francesa, após o que se desenvolveu um encontro emocionante, que culminou com um robusto sacrifício por Fischer".
Na Olimpíada de Dresden 2008

Bill Hook escreveu um livro, bem como vários artigos para revistas e jornais sobre xadrez. No mundo das artes, ele é conhecido na pintura e fotografia. Ele morava em Washington DC com sua esposa até sua morte em 2010.

Gostaria de trazer ao conhecimento dos leitores algumas passagens da vida de Bill Hook com Bobby Fischer, mesmo porque tudo que se refere a Fischer, de 1956 a 1972, me interessa demais.
Mas isso é um tema para  um próximo artigo. Já sabemos que eles se enfrentaram em 1970. Porém iremos saber que antes dessa data eles jogaram... Vamos aguardar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário