sábado, 15 de julho de 2017

Os 89 anos de Benko!

Por FERNANDO MELO

O francês, húngaro e norte-americano Paul Benko chega hoje aos 89 anos bem vividos. Fui seu guia durante 11 dias quando aqui esteve em 1977, acompanhado da saudosa brasileira WMI Ruth Cardoso (1934-2000). Benko tem muitas histórias, e as poucas que sei daria um bom livro.  

Foi sem dúvida um dos maiores rivais de Bobby Fischer, dentro e fora do tabuleiro. Os melhores jogadores de sua época de ouro (décadas de 60 /70) tiveram que enfrentá-lo nos torneios internacionais, incluindo os Interzonais e Candidatos.

Mas eu queria me limitar a contar dois episódios que vivenciei quando de sua estada aqui em João Pessoa.

O primeiro foi com o nosso atual MF Francisco Cavalcanti, na época um garoto. Benko ministrava uma simultânea no antigo Dede. Na cerimônia de abertura do evento eu fiz uma saudação e me dirigindo diretamente a Benko (através de Ruth), eu disse que ele iria vencer a todos (20 jogadores), menos esse garoto, e apontei para Chiquinho. E a minha profecia se confirmou. A partida Benko x Chiquinho, última a terminar, foi empate!

O segundo episódio, que tem uma carga de humor, foi na sede central do Esporte Clube Cabo Branco. Benko jogava blitz com quem quisesse. A certa altura, ele foi explicar uma posição, sob o olhar atento de todos, quando "X",um colega nosso que tinha esse apelido e era muito atrevido, entendeu de opinar, pegando numa peça. O nosso saudoso Ivo Bichara deu um tapa na mão de "X", clamando: "Tira a mão daí, seu filho da puta!" Como nós todos conhecíamos esse jeito "normal" de Ivo ser, caímos na gargalhada e até Benko, que não devia estar entendendo aquela reação bichariana, também riu!

Tempos bons aqueles, em que a gente era feliz e sabia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário