sexta-feira, 7 de julho de 2017

Retorno de Kasparov fascina o xadrez!

A notícia soou como uma bomba: "Não é uma brincadeira!" "Não precisa que te belisquem!" Com expressões assim, o site Chessbase consegue retratar a reação que predominou no universo do xadrez mundo afora, com a notícia de que o genial Garry Kasparov irá participar de uma competição oficial de xadrez, medindo forças com alguns dos principais nomes da nata da modalidade, na atualidade! 

Quão prazeroso para os amantes do nobre jogo é poder vivenciar ainda hoje um torneio, no qual o lendário ex-campeão mundial (para muitos, o maior enxadrista de todos os tempos) medirá forças com nomes como Karjakin, Caruana, Nakamura, Aronian e Anand! É algo, em escala muito mais ampliada, como a satisfação em ver, no Brasil, o nosso eterno Mequinho jogando torneios ainda em alto nível! Trata-se mesmo de uma oportunidade muito especial ver nossos heróis do passado em ação no presente! E não podíamos deixar de lembrar, nesse contexto, o alvoroço que causou o retorno de Fischer, em 1992, vinte anos após conquistar o título mundial, quando reapareceu para um match amistoso e vitorioso contra Spassky, na Iugoslávia.

Eis, então, que Kasparov, aos 54 anos e após 12 anos de afastamento, também retorna ao xadrez competitivo, embora não tenha mantido a mesma reclusão de Fischer até essa reaparição. De uma personalidade marcante, movido por desafios, Kasparov, além de se mostrar um ser político fervoroso, principalmente no combate ao governo russo de Putin e nas disputas pelo comando da FIDE, também é figura ativa na disseminação do xadrez pelo mundo, inclusive com participações em eventos amistosos, como aquele em que venceu um match de 10 partidas rápidas contra Nigel Short, em Saint Louis (EUA), no ano de 2015, pelo expressivo escore de 8,5 x 1,5.

Dessa vez, Kasparov fará parte da competição oficial de partidas rápidas e de blitz da Copa Sinquefield, quarta etapa do Grand Chess Tour, também em Saint Louis, entre os dias 14 e 19 de agosto deste ano, com US$ 150 mil, em prêmios. 

Nesse evento também haverá a prova de xadrez clássico, que contará com a presença do atual campeão mundial, Magnus Carlsen! Contudo, como se observa, não será dessa vez que teremos um confronto para valer entre Kasparov e Carlsen (o que seria fenomenal!), já que ambos estarão em competições diversas.

Porém, como já frisamos, Kasparov terá adversários da elite atual do xadrez mundial. E sobre o evento, disse ele: "Pronto para ver se ainda lembro como mover as peças! Se não, será que serei capaz de anunciar depois minha re-aposentadoria?" Apesar desse discurso irreverente, o genial enxadrista do Azerbaijão assegura que tem levado a sério o desafio, estando disposto a honrar o convite, não pelo seu nome, mas sobretudo pela capacidade de mostrar um bom xadrez.

Apesar dessa grande notícia, Kasparov deixa transparecer que, em princípio, sua volta é pontual, posto que tem outras atividades familiares e profissionais, que o impedem de se dedicar com o nível exigido para o xadrez profissional. Seu retorno ocasional acontece apenas, segundo ele, em consideração e reverência a Rex Sinquefield, bilionário entusiasta do xadrez, e a cidade de Saint Louis, que se mostra importante centro de promoção do xadrez no mundo, cuja atividade tem também a participação da própria Fundação de Kasparov. Disse ele, a propósito, que se sente muito à vontade para voltar neste local e que não pensaria em jogar em nenhum outro lugar, que não fosse em Saint Louis.

O fato é que teremos a oportunidade ímpar de ver, ou rever, um dos maiores ícones do xadrez de novo em ação, num evento oficial, valendo rating da modalidade, contra adversários do topo do ranking mundial. Existe uma expectativa natural para saber como será o desempenho do ilustre convidado (que, a propósito, atuará como coringa, sem pontuação para o Grand Chess Tour)! 

Podemos dizer que uma eventual fraca atuação estaria até justificada pela sua idade e aposentadoria. Porém, é bem provável que seus próprios oponentes devem estar entusiasmados com a chance de medir forças com a lenda viva do xadrez mundial e a torcida geral é por uma campanha meritória de Kasparov, o que reforçaria ainda mais a idolatria de sua legião de fãs e, quem sabe, o encorajaria para outros grandes desafios, como um eventual embate contra Carlsen! Sonhar não custa nada! Afinal, essa volta de Kasparov não deixa de ser também um sonho fascinante que se torna realidade! Boas partidas, campeão!

4 comentários:

  1. Uma grande notícia! Da Vinci mostrará a sua arte!

    ResponderExcluir
  2. Uma grande notícia para o xadrez! A internet vai bombar com a transmissão das partidas.

    ResponderExcluir
  3. Fernando, quem sabe ele não pede permissão a você e joga uma Bird lá?

    ResponderExcluir
  4. O Ogro de Baku está de volta! E parece que achei mais alguém que joga Bird!!! Vamos uma Fernando?

    ResponderExcluir