sábado, 22 de julho de 2017

Essa Bird maravilhosa!

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo ao Mestre Francisco Dantas)

Victor Korchnoi (1931-2016)
Amigos meus, que sabem que só jogo a Abertura Bird, sabem também que gosto de pesquisar sobre ela. Hoje descobri algo que me deixou feliz. Isso mesmo, essa Bird me deixa feliz, em qualquer situação, na vitória, na derrota, no empate, e, principalmente, na pesquisa. Com essa sensação, emotiva e prazerosa, descobri que Victor Korchnoi jogou a Bird, a exemplo de Bobby Fischer, uma única vez! Logo ele que tem 4.415 partidas registradas no ChessGames! 

E perguntei a Fischer, conversando  com ele logo cedo, se sabia o motivo de Korchnoi ter jogado essa Bird uma única vez. Ele ficou em silêncio, e quando Fischer não me responde, já sei: ou não quer ou não sabe. Tudo bem, fui pesquisar e descobri!

Existe uma informação de que Korchnoi ao enfrentar Grigory Goldberg, no Torneio de Tula (Rússia) em 1950, jogou 1.f4 para evitar qualquer preparação especial em que seu adversário tenha trabalhado junto com Botvinnik, uma vez que Goldberg era segundo de Botvinnik, e, consequentemente, estudavam juntos. 

Por essa razão, deve ter surpreendido Goldberg, já que este estava preparado para qualquer 1.e4 ou 1.d4. Mas veio a Bird e esta ganhou a partida no 41º primeiro movimento. 

Fico aqui torcendo que Krochnoi tenha sentido prazer em vencer com essa abertura e tenha se divertido bastante.

E para encerrar, hoje, por coincidência, é o aniversário de nascimento de Goldberg, que nasceu no dia 22 de julho de 1908 e faleceu em 1976, aos 68 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário