quinta-feira, 20 de julho de 2017

Perder partida ganha!

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo ao Mestre Alexandre César)

Petrov enfrenta Genildo
Na I Rodada do III Memorial Caldas Vianna a partida  entre Petrov Baltar (1692) e Genildo Gomes (1580) tornou-se interessante pelos erros cometidos. Cada vez mais me convenço, nessa prática amadorística do nosso xadrez de todos os dias, que muitas partidas são perdidas por falta de concentração.

Petrov, que conduzia as brancas, tinha a vantagem material da qualidade, sendo portanto um ponto favorável a considerar. Estávamos no lance de nº 39 e a posição no tabuleiro era esta:
Brancas: Rg1, Td1, Tc1, De7, f2, g3. h4.
Negras: Rb8, Th8, Cb5, Db2, b7, a6, c6, d5.

Nesse momento as negras jogam 39. ...Cc3?? Um lance infeliz, uma vez que entrega o Cavalo com o simples 40.De5+. Mas Petrov jogou 40.Tb1??

Pelo que conheço dos dois contrincantes, só existe uma explicação: total desconcentração, uma vez que o erro é gritante, tanto para um como para o outro.  Xadrez, entre amadores, deve ser jogado como arte, ou seja em busca da beleza, da perfeição. Jogar pensando em ganhar, ou jogar temendo perder, gera insegurança, nervosismo e, a falta de concentração.

Portanto, que sirva de lição, porque erros dessa natureza podem perfeitamente ser evitados. O resultado é que Genildo  ganhou 13 pontos e Petrov perdeu 13. Quem mais perdeu nessa 1º rodada foi José Mário: 17,2 pontos do seu Elo, ao ser vencido por Antonio Dutra, que ganhou 8,6. Já Alexandre  César, que cometeu um cochilo na abertura, mas do meio do jogo ao final jogou com segurança, empatou comigo e somou 7,4 pontos, enquanto perdi 7,4 pontos. O jogo restante foi entre Eny e Ubirajara, com vitória para as negras que levou Ubirajara a ganhar 8,6 pontos e Eny perder 8,6 pontos.

A próxima rodada será quarta-feira, 26. Com os seguintes pares: 1 - José Mário x Alexander César; 2 - Ubirajara Barros x Fernando Melo; 3 -  Genildo Gomes x Eny Moura; 4 - Antonio Dutra - Petrov Baltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário