sábado, 24 de janeiro de 2015

Transmissão ao vivo marca Brasileiro 2015!

GM Darcy Lima e Juliana Rizo no belo trabalho de
transmissão do Brasileiro 2015 (Foto: Facebook da CBX)
O Brasileiro no Hotel Cabo Branco Atlântico, em João Pessoa, vai chegando ao seu final e, além da definição de seu campeão, também é notícia pela novidade que marcou o torneio. Estamos falando da iniciativa inédita da CBX em transmitir ao vivo todas as rodadas da competição pela internet. Foi mesmo uma ideia que há de ter agradado a todo o público enxadrista do país e, muito provavelmente, de gente do exterior.

Como toda atividade pioneira, algumas dificuldades puderam ser observadas e a própria CBX, ciente dessa realidade, estava aberta para a recepção de críticas e sugestões, o que foi expressamente colocado durante as transmissões. Porém, muito pouco precisa ser pontuado nesse sentido, ao nosso ver. Talvez uma certa inibição da apresentadora, própria da originalidade do trabalho, bem como um recorrente tique de linguagem do comentarista, que parece não ter sido notado ainda, sejam fatores mínimos a serem colocados, no intuito de colaborar para o aperfeiçoamento de atividades similares no futuro.

Em relação à qualidade das transmissões, no geral, foi boa, com vídeos bem carregados, praticamente sem interrupções, para aqueles que desfrutavam de bom sinal de internet.

Registramos também o formato adotado pela CBX, com a condução dos trabalhos na figura feminina da jornalista e enxadrista Juliana Rizo, prática essa observada, com sucesso, nas transmissões de grandes eventos enxadrísticos do mundo. A presença de Rizo trouxe graça e charme ao evento e, por si só, já era um convite para o público acompanhar as rodadas pela internet. Com algumas sacadas cômicas de Darcy Lima, foi agradável ver as saborosas risadas da simpática apresentadora.

E no que é mais fundamental, os comentários de Darcy Lima, Grande Mestre e Presidente da CBX, foram o ponto alto das transmissões. Com uma garra admirável, Darcy atuou incansavelmente durante todas as rodadas, comentando partida a partida, de forma bastante didática e rica de conteúdo. Pela primeira vez no Brasil, nós enxadristas mortais, pudemos ver em tempo real as análises de um Grande Mestre de Xadrez e, nisso, vimos toda a qualidade que cerca um titulado desse nível.

Foi incrível ver a rapidez e facilidade com que Darcy reconhecia padrões e encontrava o ponto chave das posições, logo sugerindo os lances mais críticos, num pestanejar! Várias foram as situações dessa natureza, e, para citar só um exemplo, vimos quando Darcy sugeriu de imediato o lance 33...f3! para Iack Macedo, contra El Debs, o que era decisivo, mas que, ao que parece, passou despercebido pelo potiguar.

Além dos trabalhos de Juliana e Darcy no estúdio, a transmissão, claro, também propiciou aos internautas a agradável sensação de acompanhar os jogadores em ação, com todas as suas reações e comportamento ao tabuleiro. Em algumas ocasiões, por outro lado, pudemos ver ainda as análises das partidas pelos próprios jogadores, que eram convidados a participar da transmissão, como na imagem ao lado, onde vemos o GM Leitão comentando sua partida contra Fiaes.

Enfim, temos a certeza de que o trabalho da CBX nesse Brasileiro foi um marco do nosso xadrez. Foi sintomático, por exemplo, ver no Facebook a imagem ao lado, da família Macedo, com amigos, do Rio Grande do Norte, acompanhando juntos numa grande tela, a transmissão do evento!

Decerto que a partir de agora, aprendendo com essa grande experiência, a CBX deve continuar desenvolvendo essa ideia e, quem sabe, no futuro próximo, partir, inclusive, para adoção de tabuleiros DGT, que propiciam a geração direta dos lances, eliminando a sua reprodução manual na tela do computador. Não temos dúvida que chegaremos a esse ponto. Afinal, a CBX mostrou que vontade para oferecer o melhor para o nosso xadrez não lhe falta! Parabéns a Juliana Rizo, ao GM Darcy Lima e à CBX como um todo, por esse belo trabalho!

Acompanhe a transmissão das rodadas finais, hoje às 17 horas e amanhã às 10 horas (horário local), no link abaixo:

Um comentário:

  1. Parabéns pela excelente reportagem , à altura do pioneiro evento !

    ResponderExcluir