domingo, 18 de janeiro de 2015

Tata Steel - Carlsen chegou em Ivanchuk!

ENCONTRO DE CAMPEÕES MUNDIAIS: CARLSEN X HIFAN (Foto extraída do vídeo oficial)

O Tata Steel chega hoje à oitava rodada, de um total de treze, com a manutenção da liderança de Ivanchuk, que segue fazendo um belo torneio, invicto, com 3 vitórias e 4 empates, somando, pois 5 pontos em 7 possíveis. 

O ucraniano, porém, ao empatar nas 3 últimas rodadas, já não está sozinho no topo. Depois de um começo vacilante, o campeão mundial Magnus Carlsen, simplesmente venceu as 4 últimas partidas e também acumula 5 pontos. Na sexta rodada o norueguês triunfou no esperado duelo contra Caruana e, ontem, pela sétima rodada,  no encontro de campeões mundiais, Carlsen superou a chinesa Hou Yifan.

Sobre essa rodada de ontem, o Chessbase deu destaque aos muitos erros cometidos nos jogos, inclusive de Carlsen, que poderia ter complicado seu caminho para a vitória ao jogar 50. Tg4, mas Hifan não encontrou a melhor sequência e, com 51. Cxe4, ao invés de Dxe4, logo sucumbiu!


O erro mais notável porém aconteceu na partida entre Ivan Saric x Vachier-Lagrave, no lance 32. Td2, que culminou com ataque direto de mate das negras. Veja o diagrama ao lado, produzido pelo site chessbase.com.


Outro destaque da sétima rodada foi a primeira vitória na competição do último colocado, Baadur Jobava, justamente contra o polônes Wojtaszek, que vem de grandes feitos nesse Tata Steel, com vitórias frente a Carlsen e a Caruana.

Neste domingo teremos mais uma rodada. O torneio pode ser acompanhado pelo site oficial (link).


Nenhum comentário:

Postar um comentário