sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Leitão entrevista Vescovi - Um encontro especial!

Eles marcaram a última década do xadrez brasileiro! São dois dos maiores GM's da história do nosso país, que cresceram desfrutando de uma grata amizade, ainda que alimentando uma sadia rivalidade pela hegemonia do jogo dos reis no Brasil, nessa época. 

Estamos falando de Giovanni Vescovi e Rafael Leitão, dois ídolos de uma geração, que tivemos a honra de ver, desde cedo, brilharem nos tabuleiros! Assim foi quando presenciamos Vescovi, de 12 anos, e Leitão, de 11 anos, na Copa Latino-americana de Xadrez, de 1991, no Recife. 

Os dois garotos já eram sensações da modalidade e, atendendo as expectativas, progrediram rápido rumo à maestria e à conquista de grandes títulos. Entre tantos outros feitos, Vescovi e Leitão foram campeões brasileiros por sete e seis vezes, respectivamente.

Por tudo isso é que o vídeo abaixo, trazido a público hoje, pelo GM maranhense, tem uma importância especial. Nele, Leitão entrevista seu amigo Vescovi, por ocasião dos Jogos Abertos de São Paulo, em novembro passado.

Foi uma conversa descontraída, onde Vescovi, atualmente atuando como consultor financeiro em um banco privado, relata as razões de seu afastamento dos tabuleiros, mas não deixa de falar de xadrez, claro, comentando, dentre outros temas, sua formação e características enxadrísticas, bem como sobre o último confronto entre Carlsen e Anand. 

Na entrevista, Vescovi também relata suas experiências de convívio pessoal com estrelas do xadrez mundial, como Kaporv, Anand e Kasparov. A propósito, esse encontro de Vescovi com Kasparov foi decisivo para a vida do GM brasileiro. Assista ao vídeo e confira o porquê!



Nenhum comentário:

Postar um comentário