terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Brasileiro - Uma fácil vitória de Leitão!

Leitão venceu Cavalcanti e mantém liderança do Brasileiro
após 5 rodadas (Foto: facebook de Leitão)
Após 5 rodadas, o GM Rafael Leitão continua na liderança isolada do Campeonato Brasileiro de Xadrez, com 4,5 pontos, seguido de perto pelo GM Felipe El Debs, que soma 4 pontos. 

Hoje, Leitão não encontrou dificuldades para vencer o MF Francisco Cavalcanti, que teve uma tarde para esquecer! O paraibano foi rapidamente dominado e, sem resistência, teve que abandonar já no 22º lance, sofrendo assim sua primeira derrota na competição. Ainda assim, Cavalcanti vem fazendo uma boa campanha e ocupa a 5ª colocação com 3 pontos. 

A 5ª rodada seguiu a mesma tônica das rodadas anteriores, com os jogadores, via de regra, procurando jogar para vencer. A exceção pode ter sido no único empate do dia, entre os MF's Jatobá e Luismar, quando o empate foi acordado num momento em que o desequilíbrio de forças parecia indicar que havia muito a jogar ainda, provavelmente com melhores perspectivas para o paraibano.

Na partida entre o MI Iack Macedo e Mário Fiaes, aconteceu talvez o erro mais grave da competição até aqui, quando Fiaes jogou 21. Dd7?? e viu sua peça ficar copada, com 21.... Td8. O baiano, único não titulado dessa Final, ainda não pontuou, mas, mesmo assim, vem demonstrando muito espírito de luta e, certamente, haverá de considerar o evento como uma válida experiência para sua trajetória enxadrística.

Por fim, vale o registro da boa vitória do GM Krikor ante o MF Umetsubo, com belo arremate no final. 

Abaixo vemos os resultados de hoje e os jogos de amanhã, pela 6ª rodada, extraídos do chess-results (link), bem como a classificação de momento. Reparem que já podemos observar a prevalência, no geral, da força do Elo na ordem das posições, com os 4 maiores titulados na parte de cima, seguidos por todos os MF's e pelo único jogador sem titulação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário