sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Leitão já pode ser campeão hoje!

Leitão já é o virtual campeão brasileiro! (Foto: Facebook de Leitão)
O GM Rafael Leitão é o virtual campeão brasileiro de xadrez de 2015 e pode consolidar seu título já na 9ª rodada que acontece logo mais, a partir das 15 horas! Uma combinação de resultados, nem tão difícil assim, pode garantir a coroa para o maranhense, matematicamente, com 2 rodadas de antecedência. 

Para isso, basta que Leitão vença seu confronto contra o MF Roberto Andrade e que El Debs e Krikor no máximo empatem seus jogos, contra o MI Iack Macedo e o MF Edgar Rodrigues, respectivamente.

Um cenário bem possível de acontecer, se considerarmos a performance dos jogadores até aqui. Não custa lembrar que Rodrigues foi o único que não perdeu para Leitão e pode muito bem segurar Krikor. Do mesmo modo, Iack venceu Krikor e não seria nenhuma surpresa se também evitasse um triunfo de El Debs. Já Leitão é franco favorito contra o MF Roberto Andrade e, ao menos de uma grande surpresa, tem tudo para vencer seu confronto contra o potiguar.

Em relação à 8ª rodada, realizada ontem, o destaque vai para a boa vitória de Leitão contra Iack, num final de bispos de cores opostas, mas com desequilíbrio de peões a favor de Leitão, o que lhe foi suficiente para vencer o confronto.

Merece menção também a estranha partida de Umetsubo contra El Debs. Ao que parece o primeiro jogador teve 2 oportunidades de empatar por repetição de lances, mas abdicou dessa possibilidade e buscou a vitória, quando tinha mesmo a iniciativa do combate. Num incrível erro na etapa final da partida, no lance 69.Tf5?, Umetsubo acabou entregando uma peça, talvez por apuro de tempo (o que não sabemos dizer se aconteceu, de fato). Com a derrota, o catarinense ocupa apenas a 9ª colocação, somando 3 pontos, bem distante da sua histórica performance do último Brasileiro. 

O evento pode ser acompanhado ao vivo pelo site criado pela CBX, com condução de Juliana Rizo e preciosos comentários do GM Darcy Lima (link). 

Os dados completos do evento estão no chess-results (link).



Nenhum comentário:

Postar um comentário