segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Julio Granda vence o forte Zicosur!

Foto: adaptada do site oficial
Aconteceu entre os dias 5 e 11 deste mês o Torneio de Zicosur 2015, em Antofagasta, no Chile, com a participação de 105 jogadores de 8 países sul-americanos, dentre os quais 10 GM's.

Pelo que vimos nas imagens do evento, o torneio chileno zelou por um ambiente requintado e organizado, que deve ter favorecido em muito a prática do xadrez e agradado aos participantes.

O campeão foi exatamente o pré-ranqueado número 1 e principal favorito, o GM Julio Granda (foto). Em 10 rodadas, o astro peruano somou 8 pontos e alcançou o topo da classificação de forma isolada, com 7 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

O Brasil esteve presente com 6 participantes, sendo o principal deles o nosso número 1 do ranking nacional, GM Rafael Leitão, que foi o segundo da classificação inicial do Zicosur. Ele manteve-se invicto durante toda a competição, inclusive sem conhecer derrota contra os 4 GM's que encontrou pelo caminho. Antes da rodada final, Leitão computava 4 vitórias e 5 empates. O seu único revés aconteceu exatamente na última partida, quando o brasileiro foi vencido pelo MF chileno Pablo Salinas (2411) e acabou na 13ª posição com 6,5 pontos. 

Merece destaque também a participação incrível do brasileiro Thiago Dobuchk, de apenas 14 anos e Elo 1816, que somou 6 pontos e ocupou a 27ª posição. Dentre suas 4 vitórias, 3 foram contra adversários com rating bem maiores do que o seu (1934, 2158 e 2288!). Já os 4 empates tiveram adversários igualmente respeitáveis (2091, 2147, 2120 e 2244!), sendo este último contra o brasileiro Herbert Carvalho! Por essa grande performance o jovem talento da nossa terra viu seu Elo subir 151 pontos!

A campanha dos demais brasileiros e a posição de todos os demais participantes do Zicosur podem ser observadas no chess-results (link).

A propósito, sobre sua performance no Chile, Rafael Leitão fez comentário no facebook, no qual demonstrou que o seu resultado não foi o desejado por ele, mas ainda assim esperava aproveitar as lições desse torneio já no seu desafio seguinte, a partir do próximo sábado, aqui em João Pessoa, quando disputará a Final do Brasileiro.

Por sua condição de melhor do país, e agora bem treinado, decerto que Leitão desponta mesmo como o grande favorito para conquistar esse Brasileiro.... Vamos ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário