terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Carlsen se aproxima de recorde!

So e Lagrave: empate que amplia liderança de Carlsen
(foto: Chessbase)
A força e o brilhantismo de Magnus Carlsen é tão grande que seus feitos magníficos podem até passarem batidos por alguns momentos! É o que está acontecendo no Tata Steel, disputado na Holanda, onde hoje o campeão mundial passou a liderar com 1 ponto cheio de vantagem a competição, somando 7 pontos, contra 6 de Wesley So e Vachier Lagrave, que empataram nesta 9ª rodada.

Com a vitória de hoje, contra Radjabov, Carlsen atinge a marca de 6 vitórias consecutivas numa mesma competição e se aproxima do recorde histórico de 7 vitórias seguidas, alcançadas por Caruana em Sinquefield, ano passado. Sempre é bom lembrar que o lendário Fischer alcançou memoráveis 19 triunfos em sequência, mas não numa única competição.

Além dessa possibilidade histórica, Carlsen também está a 9 pontos de seu maior Elo, de 2882, alcançado em maio de 2014!

Portanto, não deve faltar motivação para o norueguês continuar em busca de mais vitórias no Tata Steel, pois além da luta pelo título do evento, também mira esses recordes pessoais.

Na rodada de hoje, um destaque também foi o empate da campeã mundial feminino, Hou Yifan, contra Fabiano Caruana, quando ela chegou muito próxima de uma vitória histórica frente ao número 2 do mundo, mas não encontrou os lances decisivos, em um final de apuro de tempo para ambos.

Faltam agora 4 rodadas e Carlsen enfrenta amanhã o perigoso Ivanchuk, atualmente na 4ª posição, com 5,5 pontos, cujo confronto pelo Candidatos de 2013 é de amarga lembrança para o norueguês. Todo cuidado é pouco, mas se considerarmos o Carlsen atual, bem mais experiente e reinando absoluto no Tata Steel, podemos apostar que o recorde de Caruana tem tudo para ser igualado na rodada desta quarta-feira.

Fonte: Chessbase

Fonte: Chessbase

Nenhum comentário:

Postar um comentário