domingo, 25 de janeiro de 2015

O Tata Steel é de Carlsen!

Fonte: vídeo oficial.
Bem, não foi tão fácil assim, mas Carlsen enfim pôde sorrir, pois acabou mesmo sendo o campeão do Tata Steel 2015, que terminou hoje em Wijk aan Zee, na Holanda. Na rodada final ele enfrentou o croata Ivan Saric e, pela diferença de força e de performance no torneio, era esperado que Carlsen não tivesse muita dificuldade para triunfar. O que se viu, no entanto, foi um jogo duro, onde Saric, então penúltimo colocado, conseguiu impor-se perante o campeão mundial e garantiu o empate, numa posição de final de torres com igualdade.

Depois de 49....Txc3, empate que
garantiu o título do Tata Steel para Carlsen!
Em princípio, o empate foi suficiente para Carlsen, porque Giri empatou com Wojtaszek, num resultado também que surpreendeu, ante o momento ascendente do holandês na reta final da competição. Uma vitória de Giri e a decisão seria pelos critérios de desempate.

Vale dizer que, segundo o Chessbase, se Carlsen perdesse sua partida contra Saric, o campeão seria o Vachier-Lagrave, pois o francês havia vencido Caruana e possuía melhor desempate do que o norueguês.


No final, entretanto, deu mesmo Carlsen, natural favorito, que coloca mais um importante título na sua coleção de grandes conquistas e, por ora, ainda ver esmaecida a ameaça de grandes rivais do presente, como Aronian e Caruana, cujas campanhas no Tata Steel foram muito acanhadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário