terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Brasileiro - Leitão sofre, mas segue líder!

Rafael Leitão x Edgar Rodrigues: um empate suado do líder!
(Fonte: facebook de Rafael Leitão)

O Campeonato Brasileiro de Xadrez, em João Pessoa, segue com elevado nível de combatividade! Ontem pela 4ª rodada, apenas 2 das 6 partidas terminaram empatadas e, mesmo nesses jogos, vimos muita disposição para a luta entre os jogadores.

A propósito, a melhor partida foi exatamente uma dessas com divisão do ponto, envolvendo o líder da competição, o GM Rafael Leitão, que, apesar de conseguir boas perspectivas de vitória no decorrer do seu embate com o MF Edgar Rodrigues, viu-se em apuros, quando seu oponente conseguiu encaixar um ataque direto ao seu monarca, armando um mate direto e inevitável, no lance 28 (ver diagrama ao lado, extraído do chess-results).

Só restou a Leitão, portanto, o xeque perpétuo, para salvar a partida e garantir, ao menos, o empate. Como Cavalcanti empatou com Umetsubo e Iack foi vencido por Nakajo, a liderança seguiu isolada nas mãos de Leitão.

Vale destacar ainda a segunda vitória seguida de Krikor, dessa vez contra Luismar Brito, numa longa partida de 88 lances, o que representa uma franca recuperação do GM na competição, motivando-o certamente para a briga direta pelas primeiras posições.

Abaixo mostramos algumas fotos da 4ª rodada obtidas da página do facebook de Rafael Leitão, bem como a classificação de momento e os jogos de hoje, pela 5ª rodada, extraídos do chess-results (link).



MF LUISMAR X GM KRIKOR
MI IACK X MF NAKAJO
MF ANDRADE X MF JATOBÁ
MF UMETSUBO X MF CAVALCANTI







Nenhum comentário:

Postar um comentário