domingo, 4 de janeiro de 2015

Como será a AXCV em 2015!



Para 2015, teremos mudanças significativas nas atividades da Academia. A principal delas é a extinção da figura de sócio permanente, conforme já foi antecipado para diversos enxadristas nos nossos últimos encontros.

O motivo para essa decisão é que, com a figura do sócio, nós, que conduzimos a AXCV, ficamos obrigados a realizar eventos mensais na Academia, a fim de justificar o investimento mensal do sócio.

Apesar da satisfação com que fazemos xadrez, tal comprometimento é difícil para nós que também temos atividades profissionais e familiares, paralelo ao reino de Caíssa! 

Considerem, por exemplo, que o sócio, se desejar, pode se ausentar das atividades do xadrez por um período do ano qualquer! Nós não! Temos que ficar ativos durante todos os meses do ano para propiciar retorno aos aportes dos sócios na AXCV.

Ademais, no modelo de 2014, uma quantia expressiva da receita foi destinada aos IRT's, diminuindo um pouco a atratividade dos Ativos mensais, que também são importantes para a vitalidade do nosso xadrez. Nesse sentido, apenas alguns poucos enxadristas foram agraciados com boa premiação nos IRT's, em detrimento da possibilidade de premiarmos mais pessoas nos Ativos, principalmente uma quantidade maior de sócios contribuintes.

Toda essa explanação não quer dizer, todavia, que não pensamos em manter a vivacidade da AXCV. O que queremos, em suma, é ter a prerrogativa de não termos eventos, se não for possível tê-los!

Esperamos, portanto, a compreensão de todos aqueles que muito nos ajudaram em 2014, principalmente os sócios fiéis da AXCV,  para com essa nova fase de nossas atividades, no novo ano de 2015.

Assim, o que esperamos realizar em 2015, além do já programado Aberto do Brasil - VI Memorial Bobby Fischer, é o seguinte:

- Ativos mensais, com alguns deles, em princípio 1 a cada bimestre, valendo rating de Elo RPD;

- 2 IRT's AXCV, sendo 1 a cada semestre; e o

- IV Master Paraíba de Xadrez.

Ficam extintos, portanto, a Copa AXCV e o Circuito de Xadrez Blitz.

Os Ativos voltam a ser todos premiados, com base na inscrição de todos os participantes, exceto os titulados (MF's, MN's e, claro, os de maior graduação que, eventualmente apareçam!) que estarão isentos dessa taxa (exceto nos IRT's, cuja forma de inscrição será definida em Regulamento próprio).

A inscrição será de 20 reais para os eventos não oficiais e de 25 reais para os eventos oficiais (não para os IRT's). Da arrecadação, extraídas as taxas dos eventuais torneios oficiais, 80% serão para a premiação dos Ativos e 20% para a manutenção da AXCV.

Dos 80% destinados à premiação, 55% desse valor serão distribuídos para os 3 primeiros lugares gerais e 45% para os 3 primeiros lugares da faixa de jogadores até 1900 de rating.

Em breve, após a resolução, nos próximos dias, de algumas questões de ordem pessoal, vamos divulgar o nosso próximo evento na AXCV. Aguardem!

2 comentários:

  1. Duas exclamações. Formato que flexibiliza as agendas dos organizadores, sem comprometer a assiduidade dos jogadores, mantendo a Academia em intensa atividade. Nos ativos, com 06 enxadristas no pódio, teremos mais motivação para as já acirradas e prazerosas disputas. Democratização e sucesso são as palavras chaves.

    ResponderExcluir