sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Não foi hoje, mas Leitão deve ser campeão amanhã!

GM Rafael Leitão tem 8,5 pontos em 9! Amanhã deverá
comemorar seu 7º titulo nacional! (foto: facebook de Leitão)

Foi por pouco! A sétima conquista do campeonato brasileiro pelo GM Rafael Leitão esteve muito próxima de acontecer hoje, mas deverá ser ratificada mesmo na rodada de amanhã, quando Leitão jogará por um simples empate contra o MF Luismar Brito, para garantir, matematicamente, o título, a uma rodada do final da competição.

Hoje, Leitão venceu o MF Roberto Andrade mostrando toda sua categoria de Grande Mestre e de melhor jogador do Brasil na atualidade. Lances de efeito e segurança nas suas decisões são a tônica no incrível desempenho do maranhense neste Campeonato (que soma 8,5 pontos em 9!), contribuindo em muito para o brilho do evento.

Com a vitória, Leitão aguardava apenas o desenlace das partidas de Krikor contra Rodrigues, bem como de El Debs contra Iack, para saber se poderia comemorar o título com antecedência. Como deu empate na partida de Krikor, só restava Iack segurar El Debs para que o torneio tivesse um campeão antecipado. 

Iack fez um belo sacrifício e poderia ter vencido El Debs se no lance 33 tivesse jogado f3! ao invés de fxe3? Com o descuido do mestre potiguar, El Debs assegurou a vitória e adiou a conquista de Leitão, que ainda pode ser superado em pontos pelo seu colega GM.

Como já dissemos, basta, porém, Leitão empatar com Luismar amanhã, pois no máximo El Debs só poderia chegar empatado com ele na classificação final, o que asseguraria o título a Leitão, já que no confronto direto entre eles (1º critério de desempate), deu Leitão!

A rodada deste sábado vai começar um pouco mais tarde, as 17 horas (horário local) e pode ser acompanhada ao vivo pelo site criado pela CBX, através deste link, com comentários preciosos e instrutivos do GM Darcy Lima.

Os dados do torneio estão no chess-results (link).


Nenhum comentário:

Postar um comentário