segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

V Memorial Bobby Fischer – Sobre as pré-inscrições

Como já antecipamos aqui, a partir de 1º de janeiro começam as pré-inscrições para o V Memorial Bobby Fischer, que será realizado nos dias 14, 15 e 16 de março de 2014.

A prova terá a direção de Fernando Melo, que volta a liderar aquele que tem se mostrado o mais importante torneio do calendário do xadrez paraibano. Entretanto, a iniciativa de Melo, em princípio, não deve ser confundida como sendo uma volta indiscriminada dele ao cenário enxadrístico, como alguns quiseram supor, apressadamente. Por agora, Melo quer apenas dar sua contribuição para garantir a realização do evento, que virou tradição na Paraíba e que, para ele, deve ser continuado, em nome da celebração de uma de suas paixões eternas: Bobby Fischer!

Nesse sentido, foi realizado o IV Memorial em março deste ano de 2013, sob outra direção, mas que contou com o nosso irrestrito apoio e procurou seguir boa parte da metodologia de organização da versão anterior.

Dentre esses métodos, destacamos a pré-inscrição no torneio, uma prática que já vem sendo adotada não só nos Memoriais Bobby Fischer, como também noutros eventos do nosso Estado, a exemplo dos Campeonatos Parabaino e Pessoense de anos passados.

Algumas críticas foram e continuam sendo postas sobre a eficácia da pré-inscrição. A última delas foi colocada pelo respeitado Neri Silveira, de Natal. Achamos por demais válida essa contribuição dos amigos enxadristas, que, ao cabo, parece demonstrar, para nossa satisfação, o interesse em participar do torneio.

Pois bem! Como dissemos a pré-inscrição não quer dizer, por óbvio, a inscrição oficial no evento. Apenas deve sinalizar um desejo de jogar o Memorial, que há de se concretizar, caso nenhum obstáculo venha a acontecer até lá. Se o enxadrista não tem interesse nenhum em vir, porque haveria de pedir sua pré-inscrição?

Com isso, vemos 2 grandes vantagens para na pré-inscrição:

1) À medida que os pedidos vão chegando, nós divulgamos os nomes dos interessados no blog, mantendo assim a visibilidade do torneio, o que ajuda na sua promoção e na percepção sobre o potencial de atração que o evento vem conseguindo junto aos enxadristas de diversas regiões;

2) Garante-se o conforto e a comodidade dos participantes, evitando-se atropelos de última hora, caso o número de interessados venha a superar a capacidade do salão. Essa é uma garantia da qual não podemos e não queremos abdicar de nenhuma forma.

Vale lembrar que a pré-inscrição não recebe apenas contestações. A própria CBX já sinalizou que a prática é um eficiente meio para a organização de torneios.

A título de ilustração, lembramos que 65 jogadores fizeram pré-inscrição na edição deste ano de 2013 do Bobby Fischer, fazendo com que restassem apenas 15 vagas para os demais, em virtude do limite inicialmente previsto de 80 vagas.

Dos 65 pré-inscritos, 44 deles efetivamente jogaram o torneio (68%) e 21 deles não participaram (32%).

O torneio acabou contando com 95 jogadores (15 novas vagas foram abertas), o que, embora tenha sido louvável do ponto de vista da promoção do xadrez, comprometeu um pouco o conforto dos participantes. Isso é o que se pretende minimizar, com um prognóstico proporcionado pelas adesões nas pré-inscrições.

Por outro lado, observa-se que, desses 95 jogadores, 51 deles sequer fizeram pré-inscrição! Na prática, portanto, essa ação não deve ser vista como um cabresto que obriga o jogador a se decidir previamente pela participação no Bobby Fischer. Fica ele ciente, entretanto, que, aqueles que se pré-inscreverem terão a prioridade na inscrição, sem correr o risco de não poder jogar, por limitação de vagas. Afinal, não parece se pedir muito! Basta um e-mail ou mensagem no blog que a pré-inscrição estará feita!

Por último, uma nota importante: a fim de se evitar a repetição dos dissabores ocorridos na versão de 2013 referentes à oficialização do evento: o jogador, sob nenhuma hipótese, poderá participar do Bobby Fischer de 2014 sem que tenha comprovado sua quitação com a anuidade da CBX. Haverá rigoroso controle dessa condição por parte da direção da prova. Afinal, todos conhecem a disciplina de Melo!

Portanto, programem-se meus caros! A partir de 1º de janeiro vai ser dada a largada das pré-inscrições do V Memorial Bobby Fischer! Contamos com sua participação!

2 comentários:

  1. Prezado Fernando, boa tarde !
    Gostaria de saber qual o e-mail que podemos enviar para confirmar a pré-inscrição a partir de 01/01. Sei que não está no prazo ainda, mas saiba que até passagem aérea antecipada já consegui. Gostaria de maiores detalhes sobre a hospedagem no local do evento (Litoral hotel), existe algum pacote diferenciado para os enxadristas?

    Se quiser considerar este comentário uma pré-inscrição, não ficarei chateado.

    Abraço e FELIZ 2014 a todos os amigos !!!

    Edvaldo da Cruz Costa
    Belém - PA
    ID Fide: 2110288
    ID CBX: 29723

    ResponderExcluir
  2. Meu caro editor:
    A pré-inscrição quando usada apenas para o efeito de marketing do torneio acho ótimo; mas acompanhada da ameaça de que se não for feita pode-se perder a vaga para jogar acho péssimo!
    É difícil para qualquer um tomar a decisão de jogar ou não jogar um torneio com 70 dias de antecedência! Então, na dúvida, faz-se a pré-inscrição e se ganha 70 dias para pensar! Fácil não? Então, rapidamente se chega ao número máximo de pré-inscritos – que depois NÃO vão confirmar isso. E ficam ali até 28/fev, quando seu direito adquirido acaba, e finalmente os que realmente querem jogar podem se inscrever!
    No meu modo de ver o ideal é: 1º o organizador calcula com a máxima precisão quantos lugares estarão disponíveis no salão; 2º começa a inscrição – só vale pagando no banco – com a antecedência que o organizador desejar para, digamos, 90 vagas e que vão até 24hs antes do congresso técnico – a não ser, é claro, que acabem as vagas; 3º todo dia é publicada no blog a lista de inscritos; 4º 24 hs antes do início do torneio a inscrição é encerrada e o emparceiramento da 1ª rodada é feito e publicado; é isso.
    Abraço e até...

    ResponderExcluir