sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Brasileiro: Leitão é campeão antecipado!

GM RAFAEL LEITÃO, CAMPEÃO BRASILEIRO ABSOLUTO 2013

Por mais que o Brasileiro tenha se mostrado indefinido até próximo ao seu final, eis que a lógica prevalece e, com uma rodada de antecedência, o GM Rafael Leitão, número 1 do país, consagra-se Campeão Brasileiro Absoluto de 2013, somando 8,5 pontos em 10 rodadas e sendo o único invicto até agora. O título, sexto do gênero em sua biografia, foi conseguido hoje, após um empate contra Cesar Umetsubo, quando Leitão já sabendo de sua conquista, em função da derrota de Krikor, dividiu o ponto com seu oponente, numa posição que lhe era vantajosa. 

Único que podia evitar o final antecipado da competição, Krikor, precisando da vitória, não se contentou com um empate por repetição de lances e, forçando, acabou vendo seu monarca encurralado por Evandro, que ficou com a vitória e, crescendo no campeonato, chega aos mesmos 7 pontos de Krikor e Umetsubo, com este último ocupando agora a vice-liderança, pelos critérios de desempate. 

Confirmando o alto nível de competitividade desta Final, todas as demais partidas tiveram vencedores. Yago, Jatobá e Molina venceram Cavalcanti, Luismar e Iack, respectivamente. Também Toth passou por Di Berardino e vai terminando o evento com a moral elevada, após já ter superado a sensação Umetsubo. 

Amanhã acontece a última rodada, às 10 horas. Será que o ânimo dos jogadores diminuiu com a conquista antecipada de Leitão, vindo a provocar empates sem luta nas partidas que restam? A considerar a garra dos finalistas até agora, é possível que não! Até porque uma colocação de destaque na tabela e a disputa pelas outras 2 vagas do Brasileiro do próximo ano são alguns dos bons motivos para que essa Final continue eletrizante, consolidando-se como uma das mais disputadas da história. 

Por isso mesmo, conclamamos que a comunidade enxadrística de João Pessoa marque presença maciça amanhã no encerramento do evento, agendado para às 15 horas no Hotel Cabo Branco Atlântico, a fim de celebrar este momento marcante do xadrez nacional em nossa cidade, com alguns acontecimentos interessantes, presenças ilustres e a coroação do campeão GM Rafael Leitão. Vale conferir!




2 comentários:

  1. VAMO VENCER UMA PARTIDA CHIQUINHO..AINDA ACREDITO

    ResponderExcluir
  2. Leitão é o segundo melhor enxadrista brasileiro de todos os tempos. O primeiro é Mequinho. Intocável. Incomparável. E terceiro considero Fier.

    ResponderExcluir