segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Brasileiro: Krikor detém Umetsubo!

No encontro de hoje entre o então líder Umetsubo e Krikor, a vitória foi do GM, que assumiu a liderança do Brasileiro

Umetsubo bem que tentou! Lutou muito e, na partida mais longa do dia, conseguiu até entrar num final de torres com um peão a mais para Krikor, o que poderia lhe dar alguma chance de empate! Contudo, GM é GM! Krikor venceu com precisão e assumiu a liderança isolada com 4,5 pontos, seguido agora por Leitão (que passou por Iack, sem maiores dificuldades) e Umetsubo. Nessa rodada aconteceram dois empates: Di Berardino sacrificou torre para forçar xeque perpétuo contra Yago; e Toth junto com Luismar não quiseram forçar o meio jogo e aceitaram repetição de lances. Já Cavalcanti segue sua via-crúcis no Brasileiro, com nenhum ponto conquistado. Hoje ele foi vencido por Evandro Barbosa, que aproveitou a desarmonia do jogo das negras para ganhar peça e vencer. Quem também conseguiu vantagem material com um golpe tático foi Molina, vencendo Jatobá.

Chegamos assim à metade do torneio, com bom índice de combatividade entre os finalistas: de 30 jogos disputados até aqui, apenas 6 empates (20%). Amanhã acontece a 7ª rodada, com os confrontos da tabela abaixo.









2 comentários:

  1. O samurai esteve irreconhecível, abertura mal preparada, adota um plano com Bg4 apenas para entregar um peão no lance seguinte com Bf5 em lugar do natural Bxf3. Se fosse para jogar a partida inteira com peão a menos, melhor jogar 4...cxd5 ou 9...d4 que pelo menos dão compensação pelo peão.

    ResponderExcluir
  2. Bom a respeito do jogo do samurai, ele fez um lance errado ao proteger a rainha com o cavalo na linha da torre branca. se Sevag movesee Bf1 ganharia o cavalo.

    O que não gostei nesse evento foi ausência do público, um evento desse era pra no minimo ter gente lado de fora para entrar pois as cadeiras estariam todas ocupadas.

    Ontem caminhando pelo calçadão da praia entrevistei umas 12 pessoas, e elas nem se quer sonhava que estava havendo um evento de xadrez no hotel. Perguntei tbm se elas ja ouviram falar em Darcy Lima, Gilberto Milos, Yago Santiago, Iak Macedo e todas elas disseram nunca ouvir falar...quando perguntei se conheçiam Francisco Cavalcante, Luismar Brito, Francisco dantas atual campeão paraibano de xadrez elas tbm nem sabiam que existia mestre aqui. E ainda citei alguns nomes interncionai de xadrez como Anand, Kraminic, J.Polgar a reposta foi a mesma porem um dos entrevistado disse ter visto na tv algo sobre Carlsen e emsmo assim foi rapido demais. O xadrez continua sempre sempre sendo noticiado via internet ou via coluna do jornal...Acho que o publico é muito importante está ppresente ...pois interessa a midia e a midia faz o seu papel de divulgar ...

    ResponderExcluir