domingo, 1 de dezembro de 2013

II Master Paraíba - Douglas é campeão

DOUGLAS TORRES, CAMPEÃO DO II MASTER PARAÍBA, COM D.ANA E SEU NETO, DANIEL ARNAUD

Com uma campanha bastante sólida, o ex-campeão paraibano Douglas Torres foi o grande vencedor do II Master Paraíba de Xadrez, invicto, somando 7 pontos (5v, 4e) e superando o MF Francisco Cavalcanti pelo critério de desempate. O resultado, de certo modo, surpreendeu, ante o natural favoritismo dos 2 mestres FIDE, Luismar e Cavalcanti. Na terceira posição chegou Renato Oliveira com 6,5 pontos. O quarto lugar foi o MF Luismar Brito. Todos receberam premiação em dinheiro, cujo total somou 1.000 reais. O campeão Douglas, recebeu também o Troféu Abdias Sá, das mãos de D. Ana, irmã do homenageado. 

Abaixo, divulgamos a classificação final do torneio e fotos da cerimônia de premiação, que contou com a presença de Fernando Melo, discursando sobre Abdias Sá e fatos interessantes da Final do Brasileiro de 1976, em João Pessoa. 

Nesta manhã prestigiaram o torneio, Alexandre Teixeira, Antonio Dutra, Arthur Olinto, Dácio Gonçalves e Maria do Céu. 

Chega ao fim, assim, o II Master Paraíba de Xadrez, que alcançou pleno sucesso, graças também à correta e serena condução do AR Ivanilsom Silva, a quem agradecemos pela colaboração. 

Por fim, uma última nota necessária, em face de certos comentários finais sobre o critério de desempate do torneio, que frustrou a expectativa de alguns dos participantes, ainda que tenha sido o mesmo expressado previamente no Regulamento da prova. Embora não tenha sido explicado isso na cerimônia de encerramento, a direção do evento buscou em outras provas oficiais o modelo a ser adotado no II Master, sendo seguido exatamente os mesmos critérios de desempate do Circuito CBX de Norma MI, realizado recentemente em João Pessoa, sob arbitragem do conceituado AI Elcio Mourão! 

Não precisa dizer mais nada, não é mesmo? Aliás, precisa sim: Obrigado a todos e parabéns a Douglas Torres, o grande campeão do II Master Paraíba de Xadrez!


Foto e Troféu Abdias Sá

Participantes e árbitro do II Master

Maria do Céu e Arthur, prestigiando o II Master

Discurso de Fernando Melo (I)

Discurso de Fernando Melo (II)

Fernando Sá comanda premiação

Luismar Brito (e), 4º lugar, com Sílvio Sá

Renato Oliveira (d), 3º lugar, com Fernando Melo

Cavalcanti (d), Vice-campeão, com Fernando Sá

Dácio Gonçalves premia o campeão Douglas Torres (d)

Douglas Torres com troféu Abdias Sá, ladeado pela família Melo 

3 comentários:

  1. Parabéns Douglas! Uma vitória significativa, que poderá lhe motivar para novas e mais audazes conquistas! Parabéns a você Fernando pela iniciativa do evento e pela lembrança do memorável Abdias de Sá, que não conheci, mais todos sabemos bem as suas histórias em prol do xadrez paraibano (a família é tudo!). Como quem segue uma tradição de família, seu tio em 1976, você, agora em 2013, é responsável direto por esse fôlego enxadrístico alvissareiro, materializado na Final do Brasileiro de Xadrez-dias inesquecíveis virão!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Mestres,foi mais um ensinamento em minha vida.

    ResponderExcluir