quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O xadrez nosso de cada dia! (II)


No dia 11 de agosto publicamos aqui uma matéria intitulada "O xadrez nosso de cada dia!" (link), na qual arrematamos dizendo que voltaríamos ao tema. Pois bem! Voltamos agora ao tema!

É que, chegando o fim do ano, fechamos um ciclo de atividades na AXCV, que, em resumo, foi caracterizado por 26 torneios, sendo 24 Ativos AXCV, o Master Paraíba e um evento de Blitz. Toda essa movimentação só foi possível por causa daqueles que, confiando na nossa atuação, aceitaram se tornar sócios da AXCV. 

Foram 25 enxadristas que estiveram conosco desde o início de 2013, ou se juntaram a nós durante o percurso. Vale registrar que alguns desses sócios sequer apareceram na AXCV no ano, mas, mesmo assim, num incrível gesto de abnegação, deram a sua contribuição em nome do xadrez nosso de cada dia!

Além desse grupo de sócios regulares, outros 7 enxadristas também fizeram parte da AXCV, mas, por razões diversas, desistiram de continuar associados em algum momento.

Feito esse breve balanço, queremos dizer que a AXCV, ao nosso ver, está pronta para ir mais adiante. Isso porque demonstramos que era possível fazer xadrez em João Pessoa, com persistência e disciplina! Quem foi nosso sócio sabe bem o rigor com que tratamos a condução da AXCV, prestando contas a cada Ativo realizado, de forma totalmente transparente, consubstanciada por uma conta bancária aberta exclusivamente para movimentação dos recursos da AXCV, cujos extratos eram regularmente enviados aos sócios.

Com a credibilidade que acreditamos ter alcançado junto à comunidade enxadrística, queremos e precisamos avançar. Nesse sentido estamos propondo uma nova AXCV para 2014, com um formato diferente e esperando contar desta vez com uma adesão maior da comunidade enxadrística paraibana.

Arrisco mesmo a dizer que 2014 será decisivo para nossas ambições de promoção do xadrez local. Com uma quantidade tão significativa de enxadristas no nosso Estado, muitos deles figuras expoentes da sociedade, não podemos prescindir de contar com o apoio dessas pessoas, que também demonstram padecer da mesma paixão pelo xadrez que tanto nos fascina. 

A falta dessa energia vital para cultivarmos o nosso esporte no ano que chega poderá significar o apagar das luzes de nossa atuação em prol do movimento de nosso jogo. Afinal, permitam-nos a franqueza, as poucas andorinhas cansam de buscar sozinhas o verão!

Muito bem! E como haveremos de fazer a AXCV em 2014. Neste sábado divulgaremos aos participantes do Torneio de Confraternização Gurgel – AXCV o planejamento dessas atividades, assim como as publicaremos aqui no blog. Que possamos ter um ano novo com um significativo desenvolvimento do xadrez paraibano! Depende de nós!

Um comentário:

  1. A AXCV possui hoje uma importância ímpar na promoção de eventos enxadrísticos na Paraíba. Onde mais os inúmeros aficionados paraibanos podem se reunir para disputar torneios regularmente? Onde mais se pode encontrar tão incansáveis e abnegados divulgadores da arte de Caíssa como Fernando Melo e Fernando Sá de Melo? Por estas e outras razões, é imprescindível que esta conceituada agremiação possa continuar existindo e impulsionando cada vez mais a prática do xadrez em nosso estado. Torço para que em 2014 a AXCV receba muitas adesões de novos sócios, para que assim se fortaleça ainda mais!

    ResponderExcluir