segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Enxadrista do Ano na Paraíba!

A considerar o repertório de acontecimentos neste ano, o Blog Reino de Caíssa pergunta: qual foi o enxadrista do ano na Paraíba, em 2013? Lançamos 4 nomes que, ao nosso ver, se destacaram no cenário enxadrístico do nosso Estado, no referido período, não apenas pela força técnica, mais também pela relevância das conquistas. Pedimos aos nossos leitores que nos ajudem a escolher o vencedor, enviando e-mail (título Enxadrista do Ano), com o nome do seu preferido e sua identificação (nome e local), para samelojp@gmail.com, até o dia 31 de dezembro. Cada candidato já começa com 1 voto, atribuído pelo Reino de Caíssa e válido pelo voto pessoal dos indicados em si mesmos! Participe e contribua para a valorização do xadrez paraibano. O resultado será divulgado no primeiro evento nosso, em 2014. Vejam os indicados:

Arthur Olinto: O mais regular jogador da capital paraibana, com participação em 22 Ativos da AXCV (deve chegar a 23 de 24 até o final de dezembro), onde ganhou o prêmio de sócio do ano, por ter sido aquele que mais acumulou pontos nos Ativos realizados. Subiu ao pódio 12 vezes, sendo campeão em 3 oportunidades. Fora da AXCV, fez parte da equipe paraibana, campeã nacional do JIF's 2013, em Foz do Iguaçu/PR. Consolidou-se como um dos principais nomes do xadrez paraibano.

Francisco Dantas: A maior surpresa do xadrez paraibano em 2013, o veterano jogador superou os principais favoritos e entrou para a história do nosso xadrez, ao se sagrar o grande campeão paraibano absoluto em 2013.

Luiz Antonio Tomaz da Silva: Grata revelação do nosso xadrez, o "Carlsen paraibano" destacou-se no cenário enxadrístico paraibano em 2013 e com apenas 16 anos, alcançados em 20/09/2013, consagra-se como um dos mais fortes e talentosos enxadristas do Estado na atualidade. Ainda com 15 anos, Tomaz ganhou o 16º Ativo AXCV, vencendo na rodada final o MF Luismar Brito, numa prova que contava ainda com o MF Francisco Cavalcanti. Foi ainda vice-campeão brasileiro escolar de Blitz, em Belém/PA e campeão brasileiro, por equipe, no JIF's 2013, em Foz do Iguaçu/PR.

MF Luismar Brito: Um dos mais conhecidos enxadristas paraibanos em todo o Brasil, marcou o ano de 2013 com conquistas importantes, mesmo após sofrer uma cirurgia no cérebro. Venceu o forte torneio de norma de MI de João Pessoa, além de subir ao pódio dos Abertos Taça Cidade de João Pessoa, Clássico e Rápido. Também arrebatou, pós-cirurgia, quatro Ativos AXCV. No Torneio Norte-Nordeste de Blitz em Campina Grande, não deu chances para ninguém e ganhou com folga. Para completar, Luismar classificou-se para a Final do Absoluto do Brasileiro, ao chegar em 3º lugar na Semifinal, em Belém/PA. Houve quem suspeitasse que o MF paraibano tivesse implantado um chip na cabeça, para justificar tantos bons resultados!


5 comentários:

  1. Eu nao sei como votar, mas voto em Dantas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para que possamos computar seu voto, peço que siga o critério divulgado. Basta mandar e-mail para samelojp@gmail.com, dizendo seu nome e local onde mora, além, claro, de indicar o seu voto. Grato, por prestigiar o Reino de Caíssa!

      Excluir
  2. Parabéns ao Reino de Caíssa, que mais uma vez surpreende seus leitores com matérias criativas e interessantes, a exemplo dessa enquete que irá eleger o enxadrista do ano da Paraíba. Com certeza contribuirei com meu voto!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o enxadrista que vc esqueceu de mencionar foi o Rondinelli: apesar de não ter comparecido aos eventos pensados com a mesma frenquência dos outros, ele teve uma evolução tremenda no decorrer do ano.Acho que ele mereceria o destaque.
    Quanto aos indicados,creio que Luismar seja o nome, apesar de que dele já se esperam grandes resultados, pelo simples fato de que é o maior conhecedor do jogo em atividade na Paraíba (merecidamente classificado, inclusive, para a final do brasileiro que vocês sediam).
    Não sou um assíduo frequentador de torneios, mas, pelo que acompanho do xadrez paraibano, votaria em rondinelli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar certo, meu caro, que não esquecemos de Rondinelle. Pensamos muito em incluir o nome dele, mas a despeito da sua inegável evolução, destacada mais de uma vez aqui no blog, não houve resultados concretos a destacar, em comparação com os demais nomes. Cremos que Rondinelle tem todas as condições de continuar brilhando e, quem sabe, ser o maior nome do xadrez paraibano, muito brevemente.

      Excluir