sábado, 26 de agosto de 2017

Uma ideia revolucionária!

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo ao saudoso Mestre Gildemar Pereira de Macedo)



No próximo ano, quando estiver à frente da Federação Paraibana de Xadrez, devo dizer que algo de novo e revolucionário deve acontecer no xadrez paraibano. 

Sabemos todos que o evento mais importante do xadrez na Paraíba é o seu Campeonato Estadual! Portanto,  ele precisa ser valorizado cada vez mais. Por isso, estamos estudando a possibilidade de realizar esse evento com duas grandes mudanças.

 A primeira, é que o campeão de 2017 será desafiado pelo campeão do Torneio de Candidatos de 2018. A segunda, é que o local desse evento será naquela cidade paraibana que apresentar melhor vantagem para os jogadores como também dentro dos interesses da Federação Paraibana de Xadrez.  Isso significa dizer que o match de 5 partidas num fim de semana (uma na sexta, duas no sábado e duas no domingo) poderá ocorrer em qualquer cidade da Paraíba, na capital ou no interior.

Por que essa ideia, que chamo de revolucionária? É exatamente pela luta em defesa da interiorização. Fazer a Final do Paraibano, nesse novo modelo de match, com o campeão de 2017 sendo desafiado pelo campeão do torneio de candidatos  de 2018, tem muitos significados, entre eles, facilita uma cidade do interior a poder sediar tal evento, o que nunca aconteceu antes. Como haverá disputa entre as cidades para saber quem vai abrigar essa prova importante, é de se esperar que os dois jogadores tenham uma bolsa razoável, para os padrões atuais.

A ideia está lançada e estou disposto a defender esse modelo com entusiasmo e confiança nos enxadristas paraibanos. Essa é uma meta que devemos atingir no reforço do plano da interiorização. Estarei presente nos momentos decisivos e para tanto procurarei fazer uma reunião com os representantes das cidades que queiram se candidatar a sede da Final do Paraibano 2018.   

4 comentários:

  1. Gostei bastante da ideia Mestre Fernando Melo,vou fazer de tudo para trazer para Remígio.

    ResponderExcluir
  2. Mestre jpolgar. Importante sua adesão. Sempre é bom dá o primeiro passo. Na esperança de que outras cidades vão se manisfestar, para que tenhamos assim um maior número de participantes.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da ideia Mestre Fernando Melo grande iniciativa

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz Mestre Jociel Iordan. Espero conversar com você pessoalmente e demais lideres regionais. A corrente está ficando cada vez mais forte em defesa da interiorização. Vamos vencer, todos nós, unidos por um só ideal e pelo amor à nossa Caíssa!

    ResponderExcluir