terça-feira, 29 de agosto de 2017

A hora e a vez dos patrocinadores!

Por FERNANDO MELO

(Dedico este artigo ao Mestre Douglas Torres)


Hoje amanheci satisfeito, muito satisfeito, bastante satisfeito! Afinal tive uma longa conversa com Bobby Fischer! Ele me disse que está acompanhando nossa campanha pela presidência da Federação Paraibana de Xadrez, e bateu de forma favorável na ideia da interiorização.

A certa altura, Fischer disse algo que recebi como um desafio. A ideia de fazer a final da Copa Caldas Vianna na cidade de Juripiranga, com o apoio do prefeito Paulo Dália, é muito boa. Mas você - lembrou ele - pode melhorar conseguindo um patrocinador. Alguma empresa que esteja consciente do crescimento do xadrez paraibano e que queira promoção para si mesma.

Cofiei minha barba, que não para de crescer, e me mostrei um pouco descrente. Fischer não gostou dessa minha reação e disse que eu era um homem de pouca fé. 

Você tem que ir atrás, seu Melo! Não peça nada para você, nada, nenhuma vantagem mas peça para a Federação. Esta sim, precisa se firmar, ser forte, conquistar a confiança dos enxadristas. Essa confiança cresce ao ponto de sensibilizar empresas que possam patrocinar sabendo que terão retorno. Pode ser uma promoção modesta, não importa, o importante é começar.

Comecei a ficar mais ciente de que ele tinha razão. Obstáculos existem para serem derrubados. Como notei que ele estava esperando de mim alguma colocação sobre o tema, fui fundo e disse:

Mestre, não tiro sua razão, e sei ser preciso que os enxadristas acreditem que a Federação é capaz de ter a confiança de empresas que queiram investir no xadrez paraibano. Sem essa crença dos enxadristas, a Federação não pode ir além.

Sim, claro que sim. Mas isso não está sendo feito? Aliás, podemos lembrar as medidas da atual gestão, visando a regularidade da Federação junto aos órgãos públicos, incluindo a contratação de um contador, entre outras providências Na sua gestão, o carro chefe será a interiorização, mas para isso acontecer a Federação, realmente, tem que ser forte. E ela só será forte se os enxadristas acreditarem nela. Pensamos igual nesse ponto.

Fischer falou que estava na hora de ir. Mas antes, me disse: Não sei se você vai conseguir alguma empresa para a Final da Copa, em Juripiranga. O apoio da Prefeitura foi fundamental e portanto não faça nada nesse sentido de publicidade sem o prévio conhecimento do Prefeito. 

Fiquei sozinho e pensativo. É mesmo um desafio a mais. Mas tenho que ter fé e ir atrás. Se não conseguir, tentarei outras vezes, tantas quanto forem necessárias. Temos que vencer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário