quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Chinesinha volta a brilhar!

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo a WMF Susana Chang-SP)


Com 2666 de Elo, a chinesinha GM Hou Yifan ganhou o Torneio Internacional de Biel 2017, com 6,5 pontos em 9 possíveis. Em segundo, o francês GM Etienne Bracot (2715), com 6 pontos, e em terceiro, o GM indiano Penteala Harikrishna(2737), com 5,5 pontos.

Em abril passado, num torneio na Alemanha,  mesmo ficando em sexto lugar num total de oito jogadores, Yifan conseguiu dois feitos marcantes: venceu para Caruana (terminou em segundo) e empatou com Carlsen (em terceiro). Aronian foi quem ganhou, com 5,5 em 7 pontos. 

Podemos tirar uma conclusão, após conhecermos esses dados recentes, a chinesinha está em plena condições de disputar torneios com a elite mundial, pois ela faz parte dessa elite. Acredito que nenhuma mulher vai superar Judit Polgar, mas a chinesinha substitui bem a ausência da húngara, já que esta aposentou-se das grandes competições. 

As mulheres, de um modo geral, ocupam espaços niveladas com os homens. Ainda perdura muito preconceito, mas no xadrez elas estão mostrando sua força. Eu fico feliz por isso e torço que aumente cada vez mais esse potencial. Certamente Caíssa se mostra orgulhosa!

5 comentários:

  1. Elo de 2.666! Com certeza faz parte da elite. Qual o rating de Judit, Fernando? Abs e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Judit já chegou a 2735. Atualmente é 2675.

    ResponderExcluir
  3. Ainda existe muito preconceito com relação a mulher e o tabuleiro, sofro isso constantemente em um site de jogos, onde um idiota disse que eu deveria está bordando ao invés de jogando, que xadrez não era pra mim, que eu tinha um jogo medíocre, foi horrível isso! Percebi que ele estava tentando me desestabilizar emocionalmente, daí tentei me concentrar no jogo e no fim eu ganhei a partida, foi demais! Muitos homens não admitem perder para uma mulher e ficam tentando diminuí-la de alguma maneira. Isso precisa acabar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Patrícia, receba minha total e irrestrita solidariedade. Gostaria de te dizer que esse ano, em Natal, perdi para uma jovem senhora, que nem Elo tinha ainda, e fiquei orgulhoso, pois ele venceu com determinação e coragem efetuando lances precisos durante o final da partida. Tenho certeza que esse preconceito vai acabar... Abs!

    ResponderExcluir
  5. Que chato isso, Patrícia! Sinto vergonha dos homens que adotam tal postura preconceituosa. Mas não se deixe abalar pelo preconceito, tenha confiança em você mesma e siga em frente buscando jogar sempre o melhor possível, e os resultados positivos certamente virão. Os homens só são superiores às mulheres nos esportes físicos, pois a Natureza nos dotou de maior força física e velocidade, mas em um esporte intelectual como o xadrez elas podem jogar de igual para igual conosco, está aí a Hou Yifan para provar. Saudações enxadrísticas!

    ResponderExcluir