sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Nem tudo está perdido!

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo ao Mestre Washington Luis *)
Os 4 cavaleiros do Apocalipse

Quantas vezes nós abandonamos uma partida, julgando-a perdida, quando na verdade não está? Esta semana, quase que isso acontece comigo no embate amistoso no Chess24.com, contra o uruguaio Puntadeldiabo. A partida foi um inferno para ele, certamente, considerando que tinha uma posição aparentemente muito boa para vencer, com três peças no ataque, mas ...

Para que o leitor sinta melhor essas palavras, ditas até agora, será preciso conhecer a partida. Conduzindo as brancas, evitei o Gambito From. Sou um birdiano que não quer nem ouvir falar nesse maldito gambito. É perigoso demais e posso perder em menos de 15 lances se não tiver muito cuidado. Aceitar o gambito é partir para tudo ou nada, duelo a céu aberto, tiro para cá, tiro para lá! Prefiro um jogo mais posicional. Mesmo assim, a partida foi tensa.

F. Melo (BRA) x Puntadeldiabo(URU) 
Gambito From recusado
1.f4 e5 2.d3 Cc6 3.Cf3 d6 4.e4 Bg4 5.Be2 Be7 6.0-0 h5 7.fe Bf3 8.Bf3 Ce5 9.Cc3 g5 10.Bh5 Cf6 11.Be2 Dd7 12.Cd5 Cd5 13.ed 0-0-0 14.Tf7 De8 15.Tf6 Dg6 16.g4 Dh6

Duas peças pesadas na coluna h aberta pressionando o meu calcanhar de aquiles (h2),  Comecei a sentir que algo tenebroso estava para acontecer. Certamente o Corvo de Edgar Poe rondava o tabuleiro de forma insistente e irritante, já que a maldita ave ali ficara empoleirada a presenciar minha triste rendição. Criei coragem e ...
17.Tf2 Cg6

De repente, tomei um susto ao ver os quatro cavaleiros do apocalipse enfileirados, prontos para o ataque. Logo lembrei de Castro Alves e pedi a Deus que não me abandonasse. Joguei então ...

18.Df1 Ch4 19.Be3 Dg7 20.Tf7 De5 21.Bf2 Cf3+

Meu Deus! Por que me abandonaste? Pronto, agora os 4 Cavaleiros do Apocalipse começaram a se aproximar e, confesso, estava pronto para abandonar, quando ouvi Bobby Fischer chegando!
Nada disso! Não abandone! Jogue apenas ...  

22.Rg2 Cd2 23.Dh1 De2

Então me veio a primeira baixa. Procurei Fischer para reclamar mas ele já tinha ido. Fiquei sozinho, sem Deus, sem Fischer, sem nada! E os 4 cavalos me cercando cada vez mais. Mas, ...

24.h3 Tdf8

Foi aí que ouvi a voz de Deus: "Homem de pouca fé". E depois vi Fischer chegando, com um raro sorriso, pois ele sempre foi sisudo comigo, apesar de ser meu amigo. Pensei, pensei, e logo respirei aliviado. Vi os cavaleiros se afastando... O corvo partiu gritando seu maldito "nunca mais"! Eu ia ganhar a partida. Tudo mostrava isso. Mas qual lance? Até Sherlock  Holmes entrou nessa história: Elementar meu caro Melo! Meio esgotado com toda a pressão da partida, pensei bastante e descobri como ganhar e joguei confiante:

25.Te1 !!

Puntadeldiabo afinou! Tremeu, ficou branco e começou a botar fogo pela boca. Mas fiquei atento. O Diabo sempre apronta! Mas dessa vez não tinha diabo que desse jeito. A vitória estava nas minhas mãos.

25. ... De1 26.Tf8+ Tf8 27.De1 Bf6 28.Dd2 Bb2 29.c3 Ba3 30.Dg5 (1-0)

(* O enxadrista Washington Luis é um dos líderes da região polarizada por Solânea)
    


2 comentários:

  1. Adoro o modo como narra suas histórias, posso até ouvir seus personagens. E que jogo heim? É isso que me fascina no xadrez, ter sempre uma possibilidade de reviravolta. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Patricia. Gostei de suas observações! Abraços!

    ResponderExcluir