sábado, 5 de agosto de 2017

Uma vitória marcante!

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo à Mestra Patricia Ramos)

Ganhar para um adversário com mais de 400 pontos Elo na sua frente, não é tarefa para qualquer um.  Principalmente - como diz Junior, comentarista de futebol - quando esse adversário é o MI argentino Leandro Perdomo (2457). Muito bem, mas quem foi esse felizardo!

Não foi felizardo, foi felizarda! O quê!? Uma mulher!? Sim, isso mesmo, e qual é o seu problema com as mulheres? Silêncio total. De fininho, o camarada foi embora e nunca mais voltou, levando consigo o preconceito. O fato é que o Brasil tem boas jogadoras de xadrez. Muitas delas já venceram bons jogadores homens, como é o caso agora de Khatie Goulart Liberato, de Santa Catarina, com Elo 2048. vencendo na segunda rodada no Aberto do Brasil em Teresina para o citado argentino.

Temos que lembrar que Khatie não é uma estranha no ninho. Ela conhece tabuleiros internacionais, tendo inclusive jogado na Olimpíada de Baku. Ja havia participado de torneio Panamericanos e Sulamericanos, além das muitas medalhas e troféus conquistados no Brasil.

Hoje, pela terceira rodada, ela joga com o potiguar Vitor Firmo (2212). Uma partida interessante e que vamos ficar atentos. Vitor, que venceu o VI Memorial Bobby Fischer 2015, é um enxadrista difícil de ser batido, razão porque espera-se um bom duelo.

Os paraibanos MF Luismar Brito e Genildo Gomes estão participando e o árbitro principal desse importante torneio é o potiguar AI Igor Macedo. O evento conta também com participação dos GMs Rafael leitão e Evandro Barbosa e dos MIs Iack Macedo e Leandro Perdomo, num total de 60 jogadores de 13 Estados do Brasil.

  

3 comentários:

  1. Olá, meu caro Mestre Fernando!
    Quanta honra, entrar no blog e encontrar uma postagem sua dedicada à mim, adoro o seu blog e a forma como escreve.
    Vejo que as poucas mulheres que se dedicam a essa arte nobre, estão arrebentando e se destacando cada vez mais. E o preconceito de alguns homens bacacas, é na verdade para mim trampolim, é triste mais procuro não dá muita atenção, respondo jogando.
    Jogo há dois anos, e no momento isso é apenas um hobby.
    O meu muito obrigada.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Patricia! Que bom que aprecia nosso blog. Fico feliz! Abs!

    ResponderExcluir
  3. Não faz muito tempo que você comentou sobre isso!

    ResponderExcluir