quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A história da FPBX

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo ao saudoso Abdias Sá)

Foram muitos presidentes, e o primeiro deles foi Bento da Gama. Podemos lembrar ainda Abdias Sá, Roberto Lessa, Fernando Amaral Marinho, Edson Ferreira, Marcelo Souto, Dácio Gonçalves e o nosso atual Petrov Baltar.

Eles plantaram a semente, a árvore foi crescendo, ficou forte e começou a dar frutos. Todos eles prestaram bons serviços, a maioria bem auxiliados por secretários competentes, como é o caso do atual Ubirajara Barros.

Na atual gestão, muitas ações importantes, deixando a Federação atualizada com atas de suas reuniões devidamente arquivadas. Calendários em atividade com é o caso do Memorial Bobby Fischer, Campeonato Paraibano e da Taça Cidade de João Pessoa, para citar apenas três, já que temos muitos torneios ativos ao longo do ano.

O apoio que a atual direção vem dando e ao mesmo tempo recebendo do Clube de Xadrez Miramar é louvável para o fortalecimento dessas instituições.  

É nossa intenção escrever mais sobre a história da nossa Federação de Xadrez. Estamos começando com este artigo. Vamos aos poucos juntando informações, ouvindo depoimentos, pesquisando em arquivos e assim enriquecendo cada vez mais a nossa historia que, certamente, é muito rica na defesa do xadrez.  

3 comentários:

  1. louvável a iniciativa. É resgatando os alicerces e a historia do xadrez na Paraíba que haveremos de forjar grandes enxadristas num futuro próximo. Quanto ao elogio agradecemos as palavras do Mestre Fernando, mas, nada mais fizemos que cumprir os Estatutos, adicionado de um especial ingrediente: o entusiasmo pelo bem do nosso xadrez.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Ubirajara! Digo e confirmo com confiança e respeito: você é o alicerce seguro para que a construção da Federação Paraibana de Xadrez chegue ao ponto que chegou na atual gestão Petrov Baltar. Estou feliz em poder contar com esse seu espirito de luta em defesa do xadrez paraibano, na futura gestão. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Mestre. Estaremos na linha de frente em prol do engrandecimento da nobre arte de Caíssa.

    ResponderExcluir