quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Unir para vencer!

Por FERNANDO MELO

(Dedico este artigo ao Mestre Fabson Palhano)


A vontade de desenvolver o xadrez da Paraíba a patamares nunca dantes desbravados nos enche de entusiasmo e coragem. Apoios importantes de lideranças estaduais de todos os recantos, nós dá a certeza de que essa missão será plena de sucesso.

Dizem que não se faz nada sem dinheiro. Acredito que não se faz nada quando não se tem ideias. O dinheiro é necessário, mas sem as ideias ele se torna inútil. Portanto, nessa nossa campanha pela presidência da Federação Paraibana de Xadrez, a ideia é o nosso maior patrimônio.

Estamos elaborando um Estatuto padrão para os Clubes de Xadrez em todo o Estado. Cada clube vai receber uma cópia e adaptá-lo à sua realidade. Mas antes, procuraremos conversar com cada dirigente de clube, a exemplo de Antonio Dutra (João Pessoa) Antonio Sobral (Alagoa Grande), Fabson Palhano (Campina Grande),  Fagner Lima (Baraúnas), Fernando Sá (João Pessoa), Francisco Cavalcanti (João Pessoa), Joaquim Junior (Esperança), Jociel Iordan (Guarabira), Luis Fábio Jales (Mamanguape), Severino Amâncio (Patos). Acredito que essa relação irá crescer mais e mais, graças ao apoio dos enxadristas, que certamente vão se pronunciar, estreitando assim esses contatos. 

Estamos, dentro das nossas condições, abrindo espaços e facilitando os meios. A Federação vai estar presente em todas as situações, ajudando no que for possível e contribuindo para que as metas dos clubes sejam plenamente satisfeitas.

Estamos desenvolvendo estudos para a elaboração do Calendário 2018, quando todos os Clubes filiados à Federação terão torneios e provas, tanto municipais como intermunicipais. Esse é um campo muito vasto. Torneio tradicionais como esse de Guarabira (domingo) e o de Alagoa Grande (setembro), por exemplo, serão incluídos no citado Calendário, a exemplo dos demais que já estão com suas datas elaboradas, como é o caso do Memorial Bobby Fischer, todo mês de março e o Torneio Cidade de Esperança, todo mês de abril.  

E assim vamos dando continuidade a essa partida, com todas essas variantes, na esperança de que o grande vencedor seja mesmo o xadrez da Paraíba!

Um comentário: