segunda-feira, 28 de agosto de 2017

ELO dos paraibanos

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo ao Mestre Marcos Valério)


No dia 1º de setembro sai a nova lista ELO. Caso eu perguntasse agora, quem é o maior ELO da Paraíba? Certamente muitos não saberiam responder. No entanto, é nossa intenção, que a Federação Paraibana de Xadrez, divulgue todo início de mês a relação completa dos paraibanos devidamente cadastrados na FPBX, CBX e FIDE.

Fiz uma pergunta acima e vou responder agora. O maior ELO atual é do  Paulo Barbosa, de Campina Grande, com 2271, seguido de MF Francisco Cavalcanti, 2244, MF Luismar Brito, 2226. Em quarto lugar, temos Doriedson Lemos com 2167. Douglas Torres, com 2166 vem em quinto lugar. Evandro Rodrigues, 2148 vem em sexto. Luiz Antonio Tomaz com 2117, em sétimo, seguido de Rondinelli Pesssoa com 2115, em oitavo. Arthur Olinto com 2113, ocupa o nono lugar, MF Roberto Andrade com 2110, em décimo lugar. Cledualdo Soares de Oliveira, 2106 vem em décimo primeiro, Rafael Wanderley, 2105, vem em décimo segundo, Renato Araujo com 2087, vem em décimo terceiro, Fernando Sá, com 2080, está em décimo quarto. Marcos Valério, com 2037, ocupa  o décimo quunto lugar e Alexandre Lira Machado vem em décimo sexto, com 2018.

Esse apanhado fiz faz pouco tempo e acredito que possa estar correto, caso eu tenha esquecido alguém, peço que avisem. Portanto, temos dezesseis jogadores com ELO acima de 2000 pontos. Não sabemos a proporcionalidade dos paraibanos em termos de pontuação FIDE. Daí a necessidade , do cadastramento, que vai facilitar em muito essa atualização mensal. 

Aliás, conversei semana passada com Ubirajara Barros, secretario da Federação Paraibana de Xadrez, e ele tomou a frente para providenciar a ficha de cadastro dos jogadores da FPBX. Precisamos contar com a colaboração de todos para que esse sonho se torne uma realidade. Cada um dando um pouco de si,  tudo fica mais fácil e tudo se resolve. Estamos confiantes na vitoria! . 

5 comentários:

  1. Grande Fernando F4, o MF Roberto Andrade é Paraibano desde o ano passado. Kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Mestre Jussier! Obrigado pela lembrança. Incluí na relação! Abs!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Comandante mais uma grande e brilhante ideia. SHOW DE CHESS!!!

    ResponderExcluir
  4. Mestre jpolgar! Vamos conjugar todos os tempos na busca de um só objetivo: o fortalecimento do xadrez!
    Unidos, todos nós paraibanos, vamos vencer!

    ResponderExcluir