domingo, 20 de agosto de 2017

Obrigado, Kasparov!


Eis um momento de grande celebração! Ter a oportunidade de ver Kasparov participando novamente do xadrez competitivo foi algo especial para todos nós, súditos de Caíssa. O desafio em Saint Louis (EUA), em competições de Rápido e Blitz, propiciou ao eterno campeão mundial, lenda vida do xadrez, enfrentar um elenco de estrelas do jogo dos reis, na atualidade, que só não ficou perfeito pela ausência de Magnus Carlsen, presente apenas nas disputas de xadrez clássico do evento.

Devemos confessar que, por motivos profissionais, não acompanhamos ao vivo as partidas de Kasparov, porém o prazer não foi menor em perceber que o Ogro de Baku estava ali, naquelas horas em plena atividade, contra nomes como Aronian, Karjakin, Caruana, Nakamura, Anand... 

Kasparov sendo Kasparov!
Vez por outra, entrávamos no grupo do Reino de Caíssa, no Whatsapp,  e desfrutávamos dos comentários dos colegas, que podiam seguir os jogos ao vivo. Também fotos e vídeos eram compartilhados no grupo, principalmente para mostrar as famosas "caras e bocas" do idolatrado campeão! 

Era mesmo fascinante se aperceber que ainda hoje Kasparov estava jogando xadrez para valer, aos nossos olhos e para nossa imensa emoção e satisfação!

E como foi seu desempenho, afinal? Confessamos que não buscamos uma análise mais detalhada do seu nível de jogo, por parte dos especialistas, porém, a sensação mais geral é a de que Kasparov sofreu um pouco para conseguir regularidade nas partidas e para fazer valer as vantagens que conquistava, cometendo imprecisões nos cálculos, talvez até pelo frequente apuro de tempo com que se deparava, próprio de quem estava sem ritmo de jogo a tanto tempo. 

Refutação de Navara surpreende Kasparov! 
Ainda assim, queremos crer que os erros e imprecisões são algo natural em competições de Rápido e Blitz, até mesmo no xadrez de alto nível! A esse propósito, Kasparov foi vítima e algoz em pelo menos dois momentos marcantes em Saint Louis. Num momento, não conseguiu ver a refutação ao seu ataque na partida contra Navara, que lhe custou o ponto e lhe provocou uma reação típica de inconformismo, com gestos de notório desapontamento. 

Le Quang Liem entrega torre a Kasparov!
Todavia, noutro instante foi contemplado com a vitória, após um inacreditável erro de Le Quang Liem, que simplesmente lhe entregou uma torre de graça, causando perplexidade de Kasparov, também percebida pelos espectadores!

Em termos absolutos, entendemos que a performance de Kasparov foi até mesmo mais positiva do que o esperado! Decerto que ele somou 3,5 pontos no Rápido, ocupando a última posição. Porém, no Blitz, disputado em dupla volta, alcançou 9 pontos, terminando em 5º lugar. No agregado, portanto, acabou em 8º lugar, com 16 pontos (o Rápido foi duplamente valorado), à frente de Anand e de Navara. 

Apesar de toda a reverência que o Ogro de Baku detém, tido por muitos como o maior enxadrista da história, não parecia muito realista acreditar que ele pudesse lutar diretamente pelo título do torneio. Afinal, a juventude e a atividade dos seus opositores haveriam, em tese, de se fazer prevalecer. Também não queríamos crer que Kasparov teria uma participação vexatória, incapaz de medir forças com as estrelas atuais do xadrez mundial. Afinal, como diz aquele brocardo "quem é rei, nunca perde a majestade!"

Desempenho de Kasparov no Blitz
Sua participação em Saint Louis, portanto, mostrou sim que Kasparov foi, é e sempre será o grande campeão que encantou e influenciou uma geração inteira de enxadristas mundo afora. Afinal, entendemos como magnífico ele conseguir arrancar vitórias e empates contra os maiores nomes da atualidade. Não custa lembrar, inclusive, que, no resultado geral, Kasparov saiu invicto contra Nakamura, Anand e Dominguez Perez (Vejam os quadros ao lado, obtidos no chess-results).

Desempenho de Kasparov no Rápido
E como tudo o que é bom dura pouco, o evento em Saint Louis ocorreu em apenas 5 dias. Segundo o Chessbase, Kasparov teria afirmado que essa seria sua última competição oficial no xadrez! Só nos resta então desfrutar do sentimento de alegria que ainda nos domina, ante a magia de ter podido acompanhar o eterno campeão em plena atividade em nossos dias. Foi mesmo um presente especial para as antigas e as novas gerações. Vejam a seguir imagens, extraídas do site oficial do evento, que comprovam o sonho que se tornou realidade! Obrigado, Kasparov!




















Um comentário: