segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Louros para Remígio!

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo ao Mestre Fagner Lima)


Fui para Remígio cheio de esperanças e voltei bastante feliz! Foi além do que eu esperava. O I Torneio Cidade de Remígio 2017, dirigido por Joaquim Junior e arbitrado por Carlos Capivara, contou com 46 jogadores de várias cidades da Paraíba e Pernambuco. Os três primeiros lugares foram: 1 - Evandro Rodrigues com 5,5 em 6 pontos, 2 - Paulo Barbosa com 5 pontos e 3 - Diego Christenson com 5 pontos.
Melchior, Paulo (2º), Evandro (1º) Diego  (3º) e  Melo

O torneio deixou o prefeito Melchior Batista entusiasmado e otimista por perceber que seu Município ganhou dimensão. Ele esteve presente por duas vezes no salão dos jogos (pela manhã e à tarde) e no encerramento disse da satisfação de poder ver o xadrez tomar essa proporção, razão porque, no próximo ano, esse torneio terá uma edição com maiores atrativos.  

Ramyres com o prefeito Chió
 A simultânea de Ramyres Coelho foi realizada no sábado e contou com 34 participantes, com um saldo de 33 vitórias e um empate. 

Gostei muito do jogo da pequena Judit Polgar.
Ela promete!
Um dos pontos positivos a considerar foi a presença de crianças, a exemplo de Judit Polgar Virgolino, (jogando seu primeiro torneio na vida) com quem tive o prazer de jogar uma partida amistosa, e por um momento assistida pelo árbitro Carlos Capivara e pelo forte enxadrista de Areia, Thiago Felix.
Alexandre Cesar recebe premiação de Melhor Veterano

A surpresa do torneio foi a boa classificação de Diego, que é filho do desbravador do xadrez paraibano, Joaquim Junior, e que foi o organizador do torneio de Remigio. Já a revelação foi a boa campanha feita pelo promotor Alexandre César, que ganhou a premiação de Melhor Veterano, somou 4 pontos em 6, venceu Thiago Felix num belo arremate, com variante de xeque-mate e terminou em 13º lugar. Os outros pessoenses presentes foram Fernando Sá (7º lugar com 4,5 pontos) e Eny Moura (22º lugar e 3 pontos).

Não joguei o torneio, pois preferi fazer minha campanha  à presidência da Federação Paraibana de Xadrez, quando conversei com lideranças de Campina Grande, Baraúnas e Remigio, e recebi a solidariedade e o empenho de todos para que nossa futura gestão alcance seus objetivos, sendo os principais, o cadastro de todos os enxadristas paraibanos e a interiorização do xadrez.

Nossa conversa com o prefeito Melchior Batista, acompanhada em grande parte por Joaquim Virgolino, foi numa sala reservada. Apresentei minhas intenções e fiquei surpreso com a disposição do prefeito em não só acatar o que eu dizia como acrescentando novas ideias, bastantes sedutoras, como um calendário com torneios simultâneos pelo interior.
Nossa conversa com Fagner Lima, de Baraúnas .

Outro momento importante foi nossa reunião com o enxadrista Fagner Lima, de Baraúnas, que lidera uma região que compreende o seu município e mais Picuí, Barra de Santa Rosa, Frei Martinho e Sossego, e que reune cerca de 30 enxadristas. Ele me garantiu que cadastrará todos junto à Federação!  

Não menos importante foi nossa conversa com Fabson Palhano e João Tejo, de Campina Grande, que lideram o xadrez nessa importante cidade paraibana. Os dois se mostraram sensíveis em ajudar a Federação para futuros eventos.

Nossa próxima excursão será em Alagoa Grande, nesse mês de setembro, quando estarei conversando com o líder da região, enxadrista Antonio da Silva Sobral. Antes, pretendo estar com, Jociel Delfino, em Guarabira, já que teremos no dia 28 deste mês de agosto, um torneio naquela importante cidade.

Estamos em campanha pela interiorização do nosso xadrez, por entender que é esse o caminho de dar dignidade e valorização à arte de Caíssa em todo o Estado da Paraíba! 

13 comentários:

  1. Taxa?como assim? Fazem 30 anos que jogo pela FPbX e nunca tive qualquer incentivo,já não basta o que é pago a CBX? e ainda querem mais,um absurdo, a Federação tem que entrar em entendimento com a Confederação e não tributar os seus jogadores,haja vista mais uma vez repito, o Xadrez é um esporte estritamente particular,ou seja, tudo depende das condições individuais de cada jogador, seja no que se refere ao jogo em si, como também suas condições financeiras,taxando vai apenas incentivar o jogador a ficar na condição de avulso,abraços,peixada forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo! A proposta é exatamente a de se tentar mudar um cenário no qual as Federações, por décadas, como apontado, não incentivam, nem valorizam efetivamente seus federados!

      Ora, quando se vem com projetos recheados de motivação e empolgação, que visam, com compromisso e seriedade, promover o crescimento do xadrez, tudo o que não se espera são discursos destrutivos e personalistas!

      A visão de que o xadrez é algo particular parece-me bastante equivocada, pois a sua disseminação, por meio de políticas de incentivo, pode atrair mais adeptos, seja como jogadores, seja como patrocinadores.

      E precisamente pela falta de apoio institucional e empresarial é que uma abordagem que visa fortalecer a Federação a partir de seus próprios federados, como num sistema cooperativo, deve ser valorizada, ainda que se pretenda contar com contribuições financeiras dos jogadores.

      Considere-se, ademais, que as taxas ventiladas são até mesmo simbólicas ante o fim nobre a que se destinam, inclusive com total transparência da sua aplicação, por meio das prestações de contas regulares também planejadas.

      Excluir
    2. Tem meu total apoio. Patrícia Ramos.

      Excluir
    3. Vamos cobrar da Confederação,prestações de contas e etc,não repassar este ônus aos enxadristas,isso é apenas minha opinião,não quero causar polêmicas,pois, não gosto de tratar de assuntos por trás das máquinas e sim pessoalmente,sinceramente, para mim,não irá fazer diferença,pois tenho opinião formada sobre este assunto,jogo ou tento jogar xadrez,porque gosto e nada mais.

      Excluir
  2. Mestre D Torres! Prazer ter a sua participação neste blog. No artigo eu não falei em taxa. Falei em cadastramento dos enxadristas e interiorização do xadrez na Paraíba. De qualquer forma, a eleição será em novembro. E qualquer decisão que eu venha a tomar, será de acordo coma Diretoria. Espero contar com sua valiosa colaboração para eventos futuros. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela dedicação do artigo, sou um dos representantes da minha região, e irei conversar com os demais colegas, para que com o consentimento de todos realizarmos o cadastro. Acredito que isso fará com que saíamos do anonimato, e fará com que tenhamos uma aproximação melhor com FPbX, para podemos realizar torneios oficiais junto a federação, e de outros benefícios. Abraço, Fagner Lima.

    ResponderExcluir
  4. Mestre Fagner, certamente vamos contar com seu apoio e solidariedade. O xadrez na Paraíba vai crescer muito ainda, graças a apoios como o seu! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa de planejar a futura gestão e firmar aliança com as lideranças do interior do estado, Fernando! Quisera eu que o Vale do Mamanguape também contasse com muitos enxadristas para se unirem a essa causa nobre que é a valorização do xadrez interiorano. Infelizmente, estou sozinho nessa batalha de tentar promover nosso querido esporte por estas bandas onde moro. Mas a esperança não deve morrer jamais! Um abraço e vamos em frente!!
    OBS.: O torneio em Guarabira está marcado para o dia 20.08.

    ResponderExcluir
  6. Mestre Luiz Fábio, Mamanguape é o berço do meu pai. Tenho carinho por essa cidade e acredito que em breve o xadrez por aí vai crescer com a sua liderança. Nos veremosem Guarabira! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Mestre Ivson, Você que tem me ajudado a derrubar os moinhos de vento, estou certo de que continuarei contando com sua valiosa orientação! Vamos vencer! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Seriedade e dedicação integral ao desenvolvimento do xadrez! Idéias vindo de Fernando Melo, Guru enxadrístico, Mentor de grandes eventos na Paraíba merece meu total e incondicional apoio!

    ResponderExcluir
  9. Mestre Evandro! Suas palavras me comovem pois sei da sua seriedade no trato delas. Aceito entusiasmado seu incondicional apoio. Saiba que preciso muito dele, como de todos os enxadristas do Estado Paraíba, para termos uma Federação forte, digna, honrada, respeitada e participativa. Vamos vencer! Abraços!

    ResponderExcluir