quinta-feira, 16 de julho de 2015

O medo de Fischer

Fischer derrota Spassky em 1972 e se torna campeão do mundo
Passei um bom tempo da minha exist}encia estudando sobre a vida de Robert Bobby James Fischer. Cheguei a entender porque ele abandonou o xadrez profissional, se recusando a jogar com Karpov que oficialmene era o seu desafiante ao titulo mundial em 1975. O GM Pal Benko, ontem aniversariou, que enfrentou Fischer várias vezes e tem historias interessantes com o mesmo, tem sua opiniao sobre o motivo principal dessa renúncia. Segundo Benko, Fischer tinha medo de ser assassinado pelos russos se enfrentasse Karpov. Ao que pese meu respeito a Benko, o conheci e o recepcionei aqui em João Pessoa. durante 11 dias, quando por aqui passou na dácada de 70, temos de convir que ele não gostava de Fischer, uma vez chegou a esmurrá-lo, e deu assim essa declaração um pouco fora de foco. Entendo que Fischer não jogou com Karpov porque fez o que tinha de fazer, ou seja, derrotar a escola russa quando venceu para Spassky e se tornou campeão do mundo em 1972. Daí em diante nada mais lhe interessava.

4 comentários:

  1. Fico com a opinião de Kasparov: Fischer desistiu porque, como grande enxadrista que era, sabia bem que Karpov seria um obstáculo intransponível- simples pavor da derrota!

    ResponderExcluir
  2. Basta lembrar que Fischer só veio superar Spassky no encontro de 1972, ou seja, Bobby vinha perdendo para Boris há quase uma década. Enquanto Karpov, mesmo bastante jovem, já acumulara uma série de vitórias contra o mesmo. Também alie-se a essa informação o fato que Fischer estava há 03 anos inativo. O noviço Karpov não tinha como ser derrotado.

    ResponderExcluir
  3. Pode até ser Wagner, porém em tempos de guerra fria, a declaração de Benko não pode ser desprezada, principalmente partindo do princípio que a mente de Fischer era bastante fértil para perceber o inconcebível . Daí entra um misto de comodidade, medo da derrota, etc. Mas o seu comentário é valido. Já ouvi gente dizendo que Fischer não jogara com grandes enxadristas como assim fizeram seus percussores. De qualquer modo foi um jogador genial, mesmo que enfrentando jogadores com o nível abaixo de Karpov, por exemplo. Já tem jogadores que acham o jogo técnico de Karpov uma maravilha. Como vê, todos tem direito a ponto de vista diversos. Abs. Zirpoli. P.S. Parabéns Fernando pelo seu regresso. A literatura enxadrística estava sentindo falta de suas histórias.

    ResponderExcluir
  4. De fato a mídia norte-americana produziu ao máximo a fama de Fischer. O governo americano o usou até para pronunciamento na Casa Branca, com honras de chefe de Estado. Esta mesma mídia, nos anos 90 vai persegui-lo como desertor, por sonegação de impostos, e vê-lo morrer no ostracismo. Hoje ela prefere comemorar a naturalização de japonês e italiano que promover seus próprios mitos. Como vê há relatividade em tudo. Abs. Zirpoli.

    ResponderExcluir