sábado, 11 de julho de 2015

A paixão de Ivo Bichara

Ivo Bichara
Conheci e conheço centenas de jogadores de xadrez e, felizmente, é uma corrente que não para de crescer. Nenhum, no entanto, amou mais o xadrez relâmpago (5 minutos) do que  saudoso Ivo Bichara. Temperamento explosivo (mas no fundo uma alma boa), Ivo jogava com uma disposição incontrolável. Era sempre um duelo de vida ou morte, não tinha piedade, jogava pesado, sentia prazer em esmagar o adversário. Perdia muito e perdia porque calculava apressadamente, muita vezes seus sacrificios lhe davam o desgosto da derrota. Não gostava de perder, queria sempre ganhar. Sentia enorme satisfação de falar de Miguel Tal, seu único e verdadeiro ídolo! Eu compreendia Ivo e por isso ele me respeitava e admirava. Ele tinha o maior carinho por Dona Ana, minha mulher, porque ela também o entendia. Ivo era assim, precisava ser compreendido por conta da sua personalidade singular. Viveu sempre sozinho, nunca trabalhou e só vestiu uma roupa social no dia da posse do seu irmão, Ivan Bichara, quando este assumiu o Governo do Estado da Paraiba. 

A Academia de Xadrez Calvas Vianna, graças à sensibiliade do ser dirigente Fernando Sá de Melo, faz muito bem em homenagear a memória de Ivo Bichara, com a realização de mais um torneio de 5 minutos, o tão popular blitz, que será hoje à tarde, a partir das 15 horas.

4 comentários:

  1. Grande Ivo Bichara. Chegando no Cabo Branco arrastando os pés, com seu alforje de hippie a tiracolo, irônico, sarcástico. Gostava muito do seu jeitão irresponsável. Sentia também que ele gostava de mim, sempre ficando ao meu lado nas intermináveis brigas dos potes, apostados, na sede do Cabo Branco da Duque de Caxias ... eu tinha então 19 anos. Mas a grande nova é seu retorno de Pasárgada, caro Fernando. Ivo deve estar achando graça e dizendo que sua febre voltou!

    ResponderExcluir
  2. Mestre, Ivo te manda um abraço. E também um recado. Ele disse para que eu fique e te arraste de volta. Tenho esse poder não, mas Caissa tem. Vou falar com ela! O problema é encontrar um tempinho na agenda da nossa Deusa. Bom lembrar teus 19 anos!! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Mestre, Ivo te manda um abraço. E também um recado. Ele disse para que eu fique e te arraste de volta. Tenho esse poder não, mas Caissa tem. Vou falar com ela! O problema é encontrar um tempinho na agenda da nossa Deusa. Bom lembrar teus 19 anos!! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. De que faleceu Ivo Bichara?

    ResponderExcluir