terça-feira, 14 de julho de 2015

Mate em 3



O GM Pal Benko, hoje com 87 anos, continua sendo uma lenda viva. Agora compositor de problemas, foi no passado um forte enxadrista nos Estados Unidos, inclusive tendo jogado torneios importantes pelo mundo, como o de Candidatos. Foi também um forte rival de Fischer. O que fez Benko de inusitado? É coisa recente. Ele examinou a idade de seus familiares (esposa, filhos e netos) e a cada um fez um problema. Este do diagrama tem mate em 3 lances e foi dedicado à família toda, com a letra B.

5 comentários:

  1. a resposta acho que é b3....agora tem muita linha para ficar dizendo aqui.Mas a ideia basica é dar mate ou de torre em a4 ou de peao em b4.

    Lúcio

    ResponderExcluir
  2. Também acho que seja 1.b3! ameaçando Txa4++. E se 1...Cxc3 ou Bb5, segue 2.T4b5+ seguido de b4++.

    ResponderExcluir
  3. Se bispo b5 a torre de 6 que toma, pois o cavalo permanece segurando b4. Mas com a tomada com a de 6 a outra dá mate com Txa4.
    Os outros acho que são mais simples. O peao não toma pois bloqueia a saída do rei. O cavalo não toma em c3 pois desprotege b4. O resto acho que não são lances lógicos.
    Lúcio

    ResponderExcluir
  4. Este é um dos momentos onde temos certeza que o xadrez é ARTE!

    ResponderExcluir
  5. Concordo também que o mate se inicia com b3.
    Prerzados,
    Vocês podem me ajudar em decifrar este MATE EM TRÊS de Benko? Posições: Brancas: Re2, Tc6, Bd2, Cc2 e Cc3.

    Pretas: Rc4 e c5. Confesso que não resolvo já tentei muito, mas sem lograr êxito.
    Agradeço antecipadamente,
    Luiz Bezerra e-mail: lbovarzea@gmail.com

    ResponderExcluir