terça-feira, 28 de julho de 2015

A criação de alvos


Eu sempre me pergunto e pergunto aos meus alunos como é que os Grandes Mestres conseguem  vencer um dos outros, quando eles sabem de tudo? Encontrei uma boa resposta no livro de Yasser Seirawan (foto), Xadrez Vitorioso - Estratégias, Vejamos o que está escrito no Capítulo 7 do citado livro, sob o título

A criação de alvos


"A maioria das pessoas acha que o xadrez resume-se ao xeque-mate. Embora tecnicamente isso seja verdade, na grande maioria das partidas entre mestres, o xeque-mate ocorre apenas depois de uma acirrada disputa posicional. Em geral, em primeiro lugar, o vencedor acumula uma série de pequenas vantagens, que revelam fraquezas no campo inimigo. Finalmente, depois de dominar e ocupar as casas fracas ou capturar peões fracos, a superioridade de seu exército transforma-se em vitória. 


No jogo de xadrez uma das habilidades mais importantes que podemos desenvolver é o estado mental que costumo chamar de "consciência de alvo". Ter esse estado mental significa buscar sempre modos de explorar a fraqueza do oponente. O jogador deve se concentrar nesse objetivo a ponto de, durante o jogo, ficar obcecado com a criação de alvos (pontos fracos) na posição inimiga. Assim que o alvo é encontrado, o importante é buscar sistematicamente modos de atingi-lo - o jogador não deve descansar enquanto não transformar todas as fraquezas do adversário em vantagens próprias! A estratégia é a seguinte:


Siga o exemplo dos grandes mestres do xadrez. Eles são mini exterminadores. Encontram alvos e os perseguem sem clemência, até poder usá-los a seu favor. "


Um comentário:

  1. Esse livro de Yasser Seirawan é muito bom, assim como os demais livros da série "Xadrez Vitorioso". Linguagem simples, bem didático e escrito por um dos enxadristas mais fortes do mundo nas décadas de 1980 e 1990. Acredito que seja o melhor livro para o estudo dos temas estratégicos por parte dos jogadores de nível básico e intermediário, pelo menos dentre os que conheço. Quanto à afirmação do nosso amigo Fernando Melo, de que os "Grandes Mestres sabem de tudo", penso que possuir um grande conhecimento teórico não basta para vencer uma partida, é preciso também saber aplicá-lo em conformidade com as exigências da posição!! Ao analisar partidas de Grandes Mestres, frequentemente me deparo com partidas que acabam em vitória porque um dos GM's escolheu um plano incorreto, por não levar em conta certas sutilezas da posição ou por valorizar demasiadamente certos fatores posicionais em detrimento de outros. Essa imensa complexidade do xadrez, em que um dos jogadores tenta a todo custo provar que seu plano é mais correto do que o do adversário, é o que faz dele um jogo tão apaixonante e fascinante!

    ResponderExcluir