segunda-feira, 27 de julho de 2015

Este é o caminho...!

Procurando o melhor lance na posição
      Dizem que a vitória ilumina e a derrota escurece, ou mais ou menos assim. Confesso que aprendi, melhor dizendo, estou aprendendo a mudar esse conceito, pelo menos para mim. Não estou pretendendo mudar a forma de pensar de ninguém, mas quem está lendo esse texto vai concordar ou não comigo. Joguei neste final de semana o V IRT Caldas Vianna. É cansativo e com adversários fortes de serem batidos. O que fazer? Ganhar ou perder? Nem uma coisa e nem outra. Aprendi, já faz alguns meses, uma lição (nova para mim e para muita gente, imagino) que devemos jogar sem medo de ser feliz, ou seja, não se importar com a derrota, não sofrer com ela, e nem ficar muito orgulhoso de uma vitoria. Eu posso estar dizendo tudo isso e não cumprir uma linha sequer, porque sofro quando perco e fico exultante quando ganho. Será? Não sei, acho que estou mudando. Posso confessar aqui, sem medo de errar, que lutei em todas as cinco partidas que joguei neste torneio. Mas todos lutam, isso não é novidade. A novidade está em não ter tido, um só momento, o medo da derrota. Procurei o tempo todo dar o melhor lance na posição. Por fim, terminei com a convicção de que o importante, o decisivo, não é vencer; terrível, infeliz não é ser derrotado, e não vamos elogiar o empate. Estou convicto, isto sim, de que o que vale é você jogar com vontade, procurando medir suas forças consigo mesmo, independente de qualquer resultado, seja qual for o adversário. Este é o caminho que devemos seguir! 

3 comentários:

  1. Isso, na mosca, Fernando ! ... afinal lutamos apenas contra moinhos de vento!

    ResponderExcluir
  2. Eu já digo diferente: a vitória nos faz enaltecer e a derrota nos faz crescer.
    Quanto a penúltima frase do texto, já ouvi alguém.....me dizer algo parecido.
    Legal! Estou tentando colocar essas sábias palavras em prática.
    Parabéns a família Melo por mais um belo torneio realizado na AXCV.

    ResponderExcluir
  3. Pois é meus amigos, o xadrez tem esse poder ao ponto de acreditarmos que Don Quixote vai mesmo encontrar Dulcineia!

    ResponderExcluir