quarta-feira, 22 de julho de 2015

Você é o Riemsdijk ?

Herman na sua mesa de trabalho!
Não sei se vou reproduzir aqui exatamente como o MI Herman Claudius van Riemsdijk me contou, mas é uma história real que sempre me emociona quando lembro. Tudo aconteceu no ano de 1971, em Buenos Aires, Argentina. Herman estava na companhia do seu amigo argentino GM Miguel Angel Quinteros, quando veio a grande oportunidade.
- Então, você é o Riemsdijk? - perguntou Bobby Fischer que acabara de ser apresentado pelo amigo comum Quinteros. E continuou Fischer, para surpresa de Herman. - Aquela sua partida com Medina, acho que foi a terceira, voce devia ter jogado o Cavalo ...!

Não preciso dizer mais nada. Fischer estava em Buenos Aires para enfrentar Tigran Petrosian pela Final dos Candidatos. Como é que Fischer lembrava desse match de Herman (campeão do Brasil) x Medina (campeão da Espanha), jogado meses atrás e como se não bastasse ainda conhecia as partidas?

Sei não, mas Herman, esse holandês brasileiro, deve ser um homem feliz, por muitas razões, mas essa, penso, foi a maior razão para tanta felicidade. Se dizem que antes de morrer é preciso conhecer a cidade de Veneza, no mundo do Caissa, ver Fischer e falar com ele é viver feliz, não se morre nunca! 

Um comentário:

  1. História fantástica! Já tinha ouvido, mas achava que se tratava de uma lenda.

    ResponderExcluir