terça-feira, 14 de julho de 2015

Ataque Marshall


Frank Marshall (1877-1944) foi um enxadrista norte-americano que pontificou na primeira metade do século passado, Campeão do seu país nos anos de 1909 a 1936. Foi um dos grandes jogadores de torneio, mas nos matchs pelo título mundial mostrou-se bastante inferior aos seus adversários Emanuel Lasker e José Raul Capablanca. Frank Marshal deixou seu nome ligado a diversas variantes de  aberturas de xadrez, sendo a mais conhecida  o Ataque Marshall, da Abertura Ruy Lopez, que ele utilizou pela primeira vez em 1918, contra Capablanca. 

2 comentários:

  1. Inolvidável Frank Marshall, um perigoso jogador de ataque! Já consegui alguns resultados importantes jogando com as Negras a variante criada por ele na Abertura Ruy Lopez, que também aparece nos manuais de xadrez como "Contra-ataque Marshall" ou "Gambito Marshall". Na atualidade, os teóricos sustentam que essa variante leva, no mínimo, ao empate, mas o jogo na maioria das vezes se torna tão agudo que tudo pode acontecer!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Fernando Melo por resgatar a memória dos grandes enxadristas do passado, cujas homenagens são sempre merecidas!

    ResponderExcluir