sábado, 8 de novembro de 2014

Sochi - Um belo empate na primeira rodada


Que beleza! A primeira partida do match entre Carlsen e Anand agradou em cheio a comunidade enxadrística. Diferentemente do que ocorreu na partida inicial do match anterior, quando ambos abdicaram da luta e se contentaram com uma rápida divisão do ponto, hoje o confronto inaugural foi muito bem jogado, o que pode projetar um match bastante atraente e promissor para os súditos de Caíssa. 












O resultado da partida foi empate, mas com nítida disposição dos jogadores em lutar bastante, em busca de algo mais. A impressão é que ambos não estavam tão ansiosos como no ano passado e, portanto, não viam necessidade de um respeito recíproco, a ponto de repetirem o início morno do match anterior. Partiram para o jogo! 

Anand optou mesmo pelo seu 1.d4 e Carlsen surpreendeu um pouco ao escolher uma Grunfeld, o que não aparece muito em seu repertório. A opção de Anand por 5.Bd2 também mereceu destaque, por ser uma linha menos jogada e mais tranquila dessa  abertura. 


Outro fato que chamou a atenção no início foi a demora de Carlsen para responder ao lance 9.Cf3, o que pode ter sinalizado alguma lacuna na preparação do campeão ou surpresa diante das escolhas de Anand.


A partida prosseguiu com Anand mantendo a iniciativa, enquanto Carlsen jogava na defesa, mas especulando com um final de jogo que lhe poderia ser favorável, ante a debilidade da estrutura de peões e a insegurança do monarca de Anand.


As pretensões de Carlsen se confirmaram e se chegou ao final da partida com as negras assumindo as ações. Porém, Anand, com o lance 44.Dh1 conseguiu um meio de garantir o xeque perpétuo, levando ao empate final.

Foi mesmo muito bom e até surpreendente que o match tenha começado com essa disposição dos jogadores. Tomara que continue assim, com essa disputa  proporcionando grandes momentos para a história do xadrez! Amanhã tem mais!

P.S.: As imagens que ilustram esta matéria foram obtidas de capturas instantâneas da transmissão ao vivo do site oficial: sochi2014.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário