sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Sochi - Anand esteve bem, mas não venceu!

Na 10ª rodada em Sochi, Anand procura o caminho da vitória. Não achou! (Foto: vídeo do site oficial)

Bem que avisamos! Essa diferença de 1 ponto é arriscada para Carlsen tentar administrar a tabela nessa reta final do Mundial de Sochi! Hoje ele quase se complicou, mas conseguiu segurar a pressão de Anand, que, novamente, acabou não achando o caminho da vitória. 

Parece-nos claro nesse match que o indiano tem maiores chances quando está de brancas e tem o 1.d4, como trunfo. Já Carlsen não acusa um repertório tão confiável assim, para, de negras, pleitear algo mais do que o empate.

Na décima e antepenúltima rodada, ocorrida nesta sexta-feira, Carlsen escolheu a Grunfeld e obteve de Anand a resposta Db3 no quinto lance, considerada uma linha aguda e perigosa, bastante jogada nos confrontos dos 2 K's famosos. Um ameaçador peão passado na coluna 'd' exerceu pressão no jogo negro e obrigou Carlsen a jogar com bastante cuidado para não sucumbir. Contudo, Anand, ao que parece pressionado pelo tempo, não achou um caminho para consolidar sua melhor posição e optou por jogar 28. Bxb7, o que praticamente decretou o empate, acordado no lance 32.

O placar agora é Carlsen 5,5 x 4,5 Anand. Restam apenas 2 partidas e o norueguês, de brancas, pode se sagrar campeão na rodada seguinte, no próximo domingo. 

Será que ele vem com alguma carta na manga, ou vai mesmo de 1. e4? E se Anand adotar de novo a Defesa Berlinense, Carlsen vai jogar para empatar mais uma vez, levando a decisão para a última rodada, quando terá as negras?

E Anand? Pressionado, como vai reagir, sabendo que não pode mais perder? Também vai tentar buscar o empate, apostando no jogo final, quando terá o seu 1. d4 das brancas?

Nunca é demais lembrar que o aspecto psicológico também pode jogar contra o atual campeão e ser um fator decisivo nesses últimos capítulos. Quem não se lembra do último Torneio dos Candidatos que teve Carlsen presente? Ele sentiu a pressão da decisão e só não foi eliminado por causa de "São Ivanchuk"!

Portanto, tudo pode acontecer ainda. Afinal, como diz aquele divertido ditado do futebol, "o jogo só acaba quando termina!"


10ª rodada em Sochi: Empate em 5 atos
(imagens do vídeo do site oficial)

1 - Anad joga 32.Td2 e oferece empate...

2 - Em seguida, Anand olha para Carlsen, esperando sua reação...

3 - Carlsen analisa a posição, antes de se decidir sobre a oferta de Anand...

4 - Carlsen faz careta, o que parece sugerir sua percepção da igualdade... 

5 - Carlsen aceita o empate, estendendo a mão para cumprimentar Anand.


Nenhum comentário:

Postar um comentário