domingo, 23 de novembro de 2014

Carlsen mantém a coroa no reino de Caíssa!

CAMPEÃO MUNDIAL DE XADREZ -  A ESTRELA DE CARLSEN CONTINUA BRILHANDO!

Enfim acabou o match pelo título mundial de xadrez, em Sochi, na Rússia! Após 11 rodadas, uma a menos do que o programado, Carlsen vence Anand por 6,5 x 4,5, mantendo sua coroa de rei do xadrez mundial. Afinal, um monarca de sua estirpe há mesmo de querer reinar por muito mais tempo.

Na última partida de hoje, Anand, de negras, voltou a adotar a Defesa Berlinense da Ruy Lopes, com a badalada variante Muro de Berlim, caracterizada pela breve troca das damas e pela ausência de uma resposta teórica ainda consistente por parte das brancas. 

A Berlinense, que é uma linha de jogo que ganhou fama desde a vitória de Kramnik contra Kasparov, no ano 2000, foi recorrente nos matches dos atuais concorrentes, tendo sido usada por 4 vezes em Chennai (3 por Carlsen e 1 por Anand) e também por 4 vezes em Sochi (todas por Anand). 

Hoje, no lance 23, o indiano foi ousado e surpreendeu ao jogar b5, conseguindo um agudo contrajogo, com boas possibilidades de vitória. Contudo, já no lance 27, ele jogou um impreciso Tb4, sacrificando material, talvez de forma desnecessária, quando o natural, segundo as análises, seria Tb3. A partir daí o gráfico do Houdini, inverteu a tendência de vitória para o lado branco de forma substancial. 


Carlsen não desperdiçou a chance e conduziu com cuidado sua vantagem, simplificando material e levando a um final ganhador. O fim do match foi decretado no lance 45, quando os súditos de Caíssa ficaram sabendo sobre a permanência do seu rei no trono do reino de Caíssa.

Logo após o desfecho da partida, na assinatura das planilhas, Anand fitou Carlsen algumas vezes, numa feição que parecia misturar respeito, admiração e raiva, ante o grande adversário que o derrotou por 2 vezes seguidas, na disputa pelo título máximo do xadrez. Carlsen, nitidamente feliz, sorriu para alguém da plateia e, ao se levantar, ainda no cenário do jogo, foi abordado por Anand, passando ambos a trocar algumas palavras, certamente sobre detalhes da tensa partida final.





A propósito, Anand, que foi o primeiro a conceder entrevista após a partida (o que aconteceu pela primeira vez em Sochi, já que antes os dois jogadores davam entrevistas juntos), pareceu mesmo frustrado e, de expressão fechada, confessou que acabou sentindo a pressão nos momentos decisivos, reconhecendo por outro lado a força e consistência do seu oponente. Depois de um baque dessa magnitude, uma pergunta que logo surge é sobre o futuro do ex-campeão, de 44 anos. Provocado por um repórter, sobre uma possível aposentadoria, Anand foi curto e enfático: "não", arrancando aplausos dos presentes na conferência de imprensa.

LOGO APÓS O LANCE Rc3, ANAND ANUNCIA SUA RENDIÇÃO!

Carlsen entrou na sala depois de Anand e foi ovacionado pelos jornalistas. Sem conseguir conter o sorriso, nas suas primeiras palavras fez questão de mostrar sua felicidade e alívio pelo resultado do match, mas também reconheceu que não esteve muito bem em dado momento da partida, conseguindo, contudo, jogar com precisão após o fatídico Tb4 de Anand.

CARLSEN ACIONA O RELÓGIO, DEPOIS DE Rc3 - FIM DO MATCH, EM SOCHI!

Temos assim encerrado mais um match pelo título mundial de xadrez, que procuramos acompanhar e cobrir de perto aqui no blog. Não podíamos deixar de mencionar, nesse desfecho, nossa alegria pela manutenção da coroa do xadrez pelo jovem campeão, a quem declaramos nossa torcida e nossa confiança em sua conquista. O campeão pareceu sempre no controle da situação e mostrou maturidade e equilíbrio para conduzir o match com competência. O placar final, com 2 pontos de vantagem e sem a necessidade da duodécima partida, mostra que Carlsen mereceu mesmo a vitória, apesar dos percalços no caminho e da forte resistência de Anand. 

CARLSEN, NUM GESTO RARO, OLHA PARA ANAND, ANTES DO LANCE FINAL!

Se o campeão está feliz, os seus fãs, dentre os quais nos incluímos, naturalmente também estão! Segundo vimos em matéria do respeitado jornalista espanhol Leontxo Garcia, publicada hoje no site do El País, o reinado de Carlsen vai continuar pelo menos até o final de 2016 (!), pelo que se entende que, em princípio, não teríamos disputa no próximo ano. Se procedente ou não, o fato é que Carlsen segue no topo, esperando agora quem será o seu próximo desafiante. Naturalmente que muitos, como nós, apostam em Caruana, mas convém não substimar um certo indiano, fera ferida, ex-campeão mundial... Por enquanto, viva Carlsen!

(P.S.: As imagens desta postagem fora extraídas da transmissão ao vivo do match, no site oficial)

2 comentários:

  1. Apesar dos altos e baixos, Carlsen indubitavelmente mereceu os louros da vitória. No Twitter, um GM Indiano disse que, se Carlsen conseguisse segurar a posição depois do 23... b5!!, ele mereceria continuar como campeão do mundo. Dito e feito...

    Viva a nova geração!

    ResponderExcluir